14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Dia de reconstrução e limpeza em cidades do Alto Uruguai

Após enchente, população remove lama de prédios residenciais e comerciais e Poder Público disponibiliza equipes para retirar entulhos das ruas

teste
Vista aérea de Barra do Rio Azul, na sexta-feira, 03
Por Redação
Foto Rádio Cultura/Itatiba do Sul

A manhã de sexta-feira (03) foi de limpeza em casas, estabelecimentos e ruas das cidades afetadas pela enchente do dia anterior. Municípios do Alto Uruguai registraram estragos tanto na área urbana como na parte rural.

Três Arroios

As equipes da Prefeitura de Três Arroios, juntamente com a Defesa Civil, atuaram em vários locais do município auxiliando a população na limpeza da lama deixada pela enchente da quinta-feira (02). A parte mais atingida foi a Avenida Felipe Kops.

Segundo o prefeito, Carlos Burille, no interior do município cerca de 60% dos acessos foram totalmente interrompidos com queda de barreiras e destruição de pontes e pontilhões. “O município foi atingido só nesta quinta-feira (2) com aproximadamente 200 milímetros de chuva. Enfim, os prejuízos foram inúmeros”.

Severiano de Almeida

Severiano de Almeida registrou a maior enchente da história do município. O alto volume de chuva que caiu na região provocou a cheia do Rio Napoleão, que corta a cidade. Na manhã de sexta-feira (3), os estragos eram visíveis. Casas, comércios e entidades como o centro administrativo foram atingidas.

O prefeito, Milto Vendruscolo, que acompanhou os trabalhos desde a madrugada, destaca que as perdas se deram apenas nos aspectos materiais. “Não temos vítimas ou desabrigados. Porém, há perdas significativas de móveis, danos em imóveis, estragos em ruas da cidade e do interior. A chuva foi muito forte e intensa, surpreendendo a todos”, lamenta ele.

Centenas de moradores, tanto da cidade, como do interior, se uniram para ajudar famílias, empresários e o Poder Público na limpeza, tanto dos prédios e casas, como também das ruas. “Temos que agradecer tanta solidariedade, o povo severianense se uniu em prol de ajudar aos atingidos”, acrescentou o prefeito.

Vendruscolo anunciou também, que a partir da próxima semana, a estrutura administrativa da Prefeitura passa a funcionar junto a Casa do Idoso, pois o prédio atual foi invadido pela água e os estragos impossibilita a utilização do local.

As perdas financeiras ainda estão sendo levantado pela prefeitura e Defesa Civil. Doações de produtos de higiene, limpeza e roupas, podem ser realizadas junto a Central, localizada na Casa do Idoso (CRAS).

Ponte Preta

O município de Ponte Preta teve 70% do perímetro urbano alagado. De acordo com prefeito, Josiel Griseli, as comunidades de Valentim Berto e Linha Sete foram às áreas mais atingidas e cerca de 100 pessoas estavam fora de suas casas. “Uma enchente nunca vista. Foram inimagináveis para a nossa comunidade os níveis que a água chegou”.

Barra do Rio Azul

Motosserras, minicarregadeiras e materiais de limpezas eram alguns itens básicos que o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, estava solicitando para que a população pudesse remover a lama trazida e deixada pelo Rio Paloma.

Segundo Arruda, a enchente da última quinta-feira (02) foi maior que a registrada em novembro de 2023. “É sem precedentes a altura e a intensidade que a água chegou”.

Entre Rios do Sul

A Sanga do Engenho tomou as ruas do município de Entre Rios do Sul e alagou estabelecimentos comerciais e residências. Segundo a Defesa Civil do município, após vistorias foi constatado o “rompimento de um açude com grande volume de água que causou a rápida elevação do nível da Sanga do Engenho”.  

Aratiba

A sexta-feira atípica também envolveu os moradores de Aratiba na limpeza de casa e estabelecimentos após a enchente da quinta-feira (02). De acordo com a Defesa Civil do município, 60 famílias foram atingidas pelos rios Novo, Agulha e Pipoca, 20 delas estão desabrigadas com perda total de suas residências. E 60 estabelecimentos comerciais foram invadidos pela água.

Na tarde desta sexta-feira (3), a queda de uma barreira bloqueou totalmente à pista na ERS-420, entre Aratiba e Itá. O boqueio foi próximo a comunidade de Sarandi.

Desde quinta-feira (2), o trecho já estava trancado pela Defesa Civil, devido o lago da barragem, próximo a pista, apresentar risco de desmoronamento. Não tem previsão de reabertura.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas