Publicidade

Blog de Rodrigo Finardi

  • Exonerações na prefeitura de Erechim, expõe o novo papel do secretário

    Por Rodrigo Finardi
    Foto Rodrigo Finardi

    Na semana passada uma reunião com secretários municipais e o prefeito Luiz Schmidt se discutiu a possibilidade de algumas exonerações na prefeitura. Perguntei-lhe o tom de conversa, se era verdade que teria dito que passados quase dois anos da administração, todos os secretários sabem como cada um de seus comandados trabalha. E que a partir desta colocação, os secretários teriam a liberdade de exonerar quem eles quisessem, porém que assumissem a responsabilidade dos atos.

    O cerne da questão

    O prefeito respondeu que isso tem alguma semelhança no que aconteceu: “o cerne da questão é que acabou o espaço para a desculpa de que ‘a minha área’ não anda porque os indicados não foram por mim escolhidos (sejam FGs, sejam CCs).

    O Pacificador

    Em sua fala lembrou Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), conhecido como o Pacificador: "é simples a missão de comandar homens livres, basta apontar-lhes o caminho do dever".

    As cordas e seus fins diversos

    E finalizou dizendo que:  “Em respeito ao mês de prevenção ao suicídio não falarei das possibilidades de uso de cordas que servem para escalar montanhas e para fins diversos”.

    A forca

    Essa frase do prefeito, reporta a expressão “dê a corda para se enforcar”. A partir de agora as exonerações serão de responsabilidade dos secretários que terão que assumir também o ônus do cargo e não apenas o bônus.

    Seis exonerados

    Por hora, alguns secretários recuaram e as exonerações, aconteceram de forma mais forte na secretaria de Obras Públicas, onde seis deixaram suas funções:  

    Ivana Karine Aver: secretária adjunta de Obras Públicas;

    Marino Ferst de Andrade Júnior: Chefe de divisão de acompanhamento de equipes terceirizadas;

    Robson Luis de Oliveira - Diretor de controle de processos e organização de recursos humanos;

    Antônio Carlos Carbonari – Chefe do Setor de Logística Interna; 

    Vitor Hugo Ribas de Moura – Coordenador Geral de Obras;

    Giovani Bordin – Chefe do Setor Administrativo do Parque de Máquinas.

     

    Afinidade com os partidos da base

    De acordo com o secretário de Obras Públicas de Erechim, Vinícius Anziliero, que chama isso de readequação, outros nomes estão sendo buscados para assumirem essas funções: “Os nomes sempre devem possuir afinidade com os partidos que compõe a base e podem ser inclusive do quadro de funcionários. Não necessariamente Cargos em Comissão (CCs)

    Exonerações em outras secretarias

    Segundo informações, decisões de governo devem se estender a outras secretarias nos próximos dias, e outros nomes devem deixar os cargos. Alguns serão remanejados, e outros substituídos por novos nomes.

     

    ----------------------------------------------------------

    Assinatura de termo de fomento

    Nesta sexta-feira (21), às 14 horas na Câmara de Vereadores acontece a solenidade de assinatura do termo de fomento entre a prefeitura de Erechim e a Associação, Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) para realização da 16ª edição da Feira Regional Industrial e de Agropecuária de Erechim (Frinape) que acontece de 9 a 18 de novembro.  Esse termo permite o Executivo repassar R$ 1,2 milhão para a realização da feira.

     

    Realmente a eleição nunca acaba em Erechim

    Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Erechim, na segunda-feira (17) houve momentos de fortes colocações por edis. As intermináveis comparações de governo que sempre ocorreram, ocorrem e ocorrerão.

    Numa delas a vereadora Eni Scandolara (Progressistas) disse que o governo Schmidt está andando bem e que pegou tudo bagunçado. Foram mais ou menos essas palavras.

    O vereador Ale Dal Zotto (PSB) então lembrou a vereadora que a situação era a mesma que Schmidt entregou para Eloi Zanella em 2001. 

    Realmente a eleição nunca acaba em Erechim. Só para refrescar a memória, em 2001, Eloi Zanella fez uma audiência pública no Centro Cultural 25 de Julho, onde expôs com fotos e imagens a maneira que recebeu a prefeitura.

     

      

     

Blog dos Colunistas

Publicidade

Horóscopo

Escorpião
23/10 até 21/11
O dia representa introspecção e afastamento...

Ver todos os signos

Publicidade