21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Opinião

Uso popular e medicinal da árvore butiazeiro

“Para proteger o organismo, reconstruir o colágeno, ...”

teste
Uso popular e medicinal da árvore butiazeiro"
Por Roberto Ferron
Foto Divulgação

O butiá ou butiazeiro, de nome cientifico Butia capitata, da Familia Arecaceae,  é uma palmeira de até sete metros de altura, estipe único, muito frutífera e ornamental, nativa do sul do Brasil (minas Gerais ao Rio Grande do Sul), Argentina e Paraguai. Também é conhecida pelos nomes comuns de butiá-açu, butiá-azedo, butiá-branco, butiá-da-praia, butiá-do-campo, butiá-miúdo, butiá-roxo, cabeçudo, coqueiro-azedo, guariroba-do-campo e palma-petiza. Os municipios de Butiá, Santa Vitória do Palmar, Palmares do Sul, São Pedro do Butiá, Palmeira das Missões, Sertão, entre outros, fazem parte do cenário gaúcho onde encontramos os butiazeiros. Antigamente, havia florestas de butiazeiros junto aos campos nativos.

Dependendo da sua região, produz frutos de novembro a abril,  um cacho de frutos amarelos ou  alaranjados, que são comestíveis e muito apreciados na culinária. Além do uso do fruto, suas folhas e fibras são muito usadas no artesanato na confecção de bolsas, sacolas, garrafas ornamentadas, caixas e até mesmo esculturas.

A pesquisadora da Embrapa, Rosa Lía Barbieri, explica que os butiazeiros demoram de cinco a dez anos para produzir os primeiros cachos, porém, vale o investimento, já que estes podem passar de 100 anos e continuar a produzir.

Composição química: o fruto é rico em carotenoides, precursores da vitamina A, possui altíssimos níveis de potássio e ferro, grande quantidade de vitamina C, vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos, e fibras vegetais. A vitamina B é conhecida em aliviar o stress, ansiedade e depressão. Contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. Essa fruta contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzirem o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames.

Utilização: frutos são utilizados para consumo in natura e/ou em forma de sucos, geleias, sorvetes, bolos, doces, licores (mistura na cachaça), e vinagre, e das sementes se extrai óleo.

Uso na medicina popular: seu uso traz benefício para o coração, por reduzirem o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames; por ser rico em proteínas, é útil para promover a saúde muscular; auxilia no funcionamento do sistema nervoso; na produção de anticorpos para o organismo produzir células de defesa; impede gripes e resfriados; protege contra danos por radicais livres e auxilia na reconstrução de colágeno na pele; possui  propriedades anti-inflamatórias; melhora a digestão, reduzindo a azia e inchaço do estomago, e ainda produz efeito detox excelente para o organismo; tem ação na melhora da saúde cerebral, auxiliando na função cognitiva; ajuda na prevenção do câncer, estimulando o sistema de desintoxicação e inibindo o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o de pulmão, a boca, da mama, do cólon e da pele podem ser evitados por ele.

Como fazer suco de butiá: pegar 25 butiás maduros, colocá-los no liquidificador, bater, passar num coador para retirar as fibras e caroços, colocar gelo, e adoçar a gosto ou tomar naturalmente. 

Como fazer bolo de butiá: os ingredientes são 4 ovos, 2 xícaras de açúcar, 02 xícaras de leite, 2 colheres de margarina, 01 colher bem cheia de fermento royal, 4 xícaras de farinha de trigo. Bater as gemas com açúcar até ficarem cremosas. Após colocar os outros ingredientes e por fim, de forma delicada às claras em neve. Na cobertura usar uma xícara de polpa picada e cozida em 1 e 1/2 xícara de açúcar. Coloque a massa em forma untada e cubra com a polpa. Reserve a calda que deverá ser passada no bolo depois de assado.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;