21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Opinião

Uso popular e medicinal da Árvore Tarumã

“Para combater problemas no sangue, hemorroidas, antiflamatório, ....”

teste
7.jpg
2.jpg
3.jpg
Por Roberto Ferron
Foto Divulgação

O tarumã é conhecido por sua madeira dura, tradicionalmente utilizada para fazer palanques e moirões para cercas, dormentes, e construção civil.

Seu nome cientifico é Vitex taruma Mart, da Família Verbenaceae, tendo como nomes comuns: azeitona do mato, copiúba, grataúba, tapinhoan, cinco folhas, entre outros. Importante mencionar, que o nome comum, varia de região para região, de estado para estado, e inclusive, de pais para pais. Nome indígena do tupi guarani, que significa “fruta escura de fazer vinho”.

É uma árvore nativa da floresta atlântica e seus vários biomas, ocorrendo desde o estado da Bahia até o Rio Grande do Sul e em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, Brasil; aparecendo também na Argentina. Árvore protegida por lei, de corte proibido, pois esta considerada em vias de extinção.

Usos: frutifica nos meses de Fevereiro a Abril. Os frutos são comestíveis e adocicados com um sabor inigualável, característico e apetitoso.  Os frutos servem para fazer ótimo vinho, assim como o nome popular e científico indicam; também servem para fabricação de licor. Estes podem ser empregados na fabricação de doces e geleias utilizadas em coberturas de bolos, recheios de chocolates e outras iguarias. Quando despolpados e batidos no liquidificador com laranja ou tangerina, produzem um suco refrescante e delicioso

Uso na medicina popular: o chá das folhas e casca é um dos melhores depurativos do sangue, contra hemorroidas, dermatose, é diurético, auxilia no emagrecimento, para afinar o sangue grosso, combate pressão alta, reumatismo; a raiz é tônica, febrífuga, contra inflamações da bexiga e do útero de diversas doenças da pele. Seus frutos são comestíveis e para as mesmas doenças.

Como fazer o chá de quina - dosagem usual recomendada

O chá das folhas em infusão: colocar um (1) litro de água fervente (a 70ºC) numa caneca, após colocar três a cinco folhas verdes ou secas neste recipiente com água, e aguardar por 15 minutos. O chá está pronto.

Chá da casca e raízes em decocção (ferver a água), deve-se colocar duas colheres de casca verde ou seca ou de raiz em uma caneca com água, e deixar ferver por 5 minutos. Após, desliga-se o fogo e aguarde por 15 minutos, complete com água até a quantidade de um litro. Tomar durante o dia.  Fazer o tratamento enquanto estiver com o problema de saúde. 

Dicas importantes que os Fitoterapeutas recomendam: 1º) o chá pronto deve ter coloração clara, nunca de cor forte ou cor escura. Se ficar com a coloração forte ou escura, coloque mais água para diluição, até sua coloração ficar clara; 2º) os chás devem ser tomados num período de até oito (8) horas. Com o passar do tempo, os princípios ativos vão se degradando, e perdendo seu efeito medicinal. Por isso, nunca se deve fazer grande quantidade de chá e ficar tomando por vários dias; 3º) repita os tratamentos três vezes:  tome por sete (7) dias, e pare uma semana. E assim sucessivamente por mais duas vezes. Se estiver com um problema mais sério, faça o tratamento por 15 dias, e de um intervalo de 7 dias, e repita por mais duas vezes; se o problema for crônico, faça o tratamento por 30 dias, e de um intervalo de 15 dias. Repetindo por mais duas vezes; 4º) evite doses elevadas por tempo prolongado devido aos possíveis efeitos colaterais; 5º) sempre é fundamental e importante que o uso da planta seja indicado pelo médico

Leia também

  • O tempo das mudanças climáticas é passado!

    O Rio Grande do Sul foi palco de uma das maiores tragédias climáticas brasileiras e, com seus 497 municípios, apenas 232 municípios realizaram suas conferências municipais. Infelizmente, Erechim está no grupo dos ausentes.

  • Problema ou solução? Bem-estar para todos

    O ponto central, aqui, é que há muito conteúdo do plano disponível e pronto para ser aplicado, na prática, nas ruas de Erechim. Eis a questão a meu ver. O estudo propõe melhorias e apresenta propostas reais, técnicas, com gabaritos para orientar as ações concretas. Traz análises, medidas, parâmetros que já podem ir para as ruas