25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Mundo

Erechinense, professor em Harvard, fala sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia

teste
O erechinense Vitelio Brustolin, na Globonews: “alguém cogitava que a Rússia iria aprovar uma resolu
Por Rodrigo Finardi
Foto Reprodução Globo News

Vitelio Brustolin, que é escritor, advogado, jornalista e professor universitário no Brasil e nos EUA, é especialista em análise da guerra (incluindo guerra cibernética), guerrilha, terrorismo e outros fenômenos bélicos

“Duas noites inteiras discutindo Estudos Estratégicos e Relações Internacionais ao vivo. Vou tentar dormir. Espero que o mundo esteja melhor daqui a algumas horas”. Essa frase é do erechinense Vitelio Brustolin, após quase 15 horas (duas madrugadas) ao vivo na Globonews, no início da manhã da segunda-feira (28), quando os dois países em Guerra – Rússia e Ucrânia – conversaram pela primeira vez sobre o conflito e não chegaram a um acordo.

Inteligência acima da média

Conheço Vitélio há muito tempo, quando passou pelas redações dos principais jornais na primeira década dos anos 2000 em Erechim. Com uma inteligência acima da média, e com a ‘inquietude’ natural da juventude, buscou alçar voos mais altos em sua carreira. E não tinha dúvidas que conseguiria. Conversei um pouco com ele pelas redes sociais, num raro momento de descanso, nesse período de guerra.

Calma e serenidade, sem lados

Chamou-me atenção a maneira como ele repassou seu conhecimento para os telespectadores. Com calma e serenidade, sem lados, sem sensacionalismo. Caraterísticas de quem conhece o assunto, domina o que está falando. Numa de suas postagens, relatou: “O Conselho de Segurança foi criado para ser o principal órgão das Nações Unidas. Isso porque a função básica da ONU é a manutenção da paz – é claro que isso não vem funcionando, assim como não funcionou com a organização que a precedeu, a Liga das Nações...o mundo testemunhou mais uma vez o descumprimento da Carta da ONU. Ou alguém cogitava que a Rússia iria aprovar uma resolução contra ela mesma e sair incondicionalmente da Ucrânia?”.

 

Conhecimento vasto

Escritor, advogado, jornalista e professor universitário, Vitelio possui um vasto currículo: pós-doutorado pela Universidade de Harvard e pesquisador científico; Professor do Quadro Permanente do Instituto de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestre e Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ, com estágio doutoral em Harvard).

Possui formação em Ciências Jurídicas (Direito) e Ciências Sociais pela Universidade Regional Integrada – URI.

Estudos em Harvard

Os seus estudos tratam de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento científico e tecnológico das nações, especialmente com o emprego de tecnologias de uso múltiplo (civis e militares). Recebeu bolsa de estudos integral da Capes e da Fundação Lemman para a Universidade Harvard durante o Doutorado. Recebeu bolsa de pesquisa da Capes para o Pós-doutorado em Harvard.

Áreas de trabalho

Principais áreas de trabalho: Políticas Públicas e Defesa Nacional; Direito Internacional, ONU e Governança Global; Complexo militar-industrial-acadêmico: relação entre governos, universidades e indústrias no processo de inovação e na geração de ciência e tecnologia de usos múltiplos; Análise da guerra (incluindo guerra cibernética), guerrilha, terrorismo e outros fenômenos bélicos; Orçamentos, despesas militares, produção/aquisição de tecnologias e acordos no cenário geopolítico internacional.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas