25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Especial

Ferramentas digitais na preservação da tradição

Milena Taliza Cazzonato - 1ª Prenda da 19ª Região Tradicionalista resume sua opinião sobre os festejos farroupilhas

teste
Milena Taliza Cazzonato
Por Da Redação
Foto Divulgação

“Em 2020 o mundo precisou se adaptar para enfrentar uma pandemia, que exigiu o distanciamento social, logo, o cancelamento de eventos presenciais. Da mesma forma, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) também precisou se reinventar para dar prosseguimentos as atividades realizadas nas entidades tradicionalistas ao decorrer do ano e, em especial, para poder vivenciar os Festejos Farroupilhas, que, pela primeira vez na história, serão realizados de forma remota e com a participação virtual dos gaúchos de todas as querências do Brasil. Assim sendo, o tão conhecido Acampamento Farroupilha não ocorrerá em uma única localidade específica, mas será vivenciado dentro de tantos lares que estarão acompanhado as transmissões de eventos online, que serão realizadas nesse período através das ferramentas digitas.

Dessa forma, ainda será possível assistir as típicas apresentações dos artistas gaúcho, por meios das “lives”, realizadas através das redes sociais, ou, até mesmo, no formato “Drive-in”, em que a população pode acompanhas o evento de dentro de veículos. Além disso, também serão realizadas transmissões de oficinas culturais, rodas de conversa virtuais, entre outras atividades especialmente adaptadas para um contexto de pandemia, visando garantir a segurança de todos. Ainda, é importante ressaltar o trabalho realizado pelas entidades tradicionalistas, juntamente com seus departamentos culturais e gestões de prendas e peões, que, através da internet e das redes sociais, divulgam as tradições gaúchas por meio de matérias de estudo e curiosidades sobre o RS, gincanas culturais, palestras, etc.

Outra questão a se destacar é o tema dos Festejos Farroupilhas estipulado para 2020: “Gaúchos sem Fronteiras”. Esse tema evidencia a importância da valorização dos gaúchos de todas as querências que, graças as novas tecnologias, têm mais facilidade ao se comunicar e podem participar de eventos em todos os estados brasileiros sem nem ao menos sair de casa. Um exemplo disso são as palestras e rodas de conversa online, que antes exigiam que os participantes se deslocassem por longas distâncias e que agora favorecem a troca de conhecimentos e experiências de pessoas de diferentes localidades com apenas alguns “clicks”.

Assim, pode-se dizer que as ferramentas digitais se tornaram ainda mais importantes para a divulgação e preservação da cultura gaúcha, especialmente durante os Festejos Farroupilhas. Portanto, mesmo que de forma atípica, os gaúchos de todas as querências não deixarão esse setembro passar em branco. Muito pelo contrário. A epopeia farroupilha e a cultura gaúcha serão celebradas da mesma forma calorosa que seriam festejadas presencialmente, pois a chama crioula que arde nos candeeiros espalhados Rio Grande a fora, também arde nos corações de todos os gaúchos, que mesmo em meio a uma pandemia, ainda têm forças para vestir a sua pilcha, bater no peito e dizer “Eu sou gaúcho”, disse Milena Taliza Cazzonato.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas