25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Especial

Tradicionalismo e a pandemia

teste
Condução da Chama Crioula para a sede da 19ª RT do MTG
Por Da Redação
Foto Divulgação

Setembro é o MÊS mais cívico do calendário. Comemora-se a Semana da Pátria, no dia 7, mas o dia 20 reserva a data máxima para o Rio Grande do Sul: Dia do Gaúcho, mês dos FESTEJOS FARROUPILHAS.

A 19ª Região Tradicionalista aproveitou a extinção do Fogo Simbólico em sete de setembro para relembrar a retomada da história do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Semana Farroupilha, iniciada em 1947 com o Grupo dos Oito, em uma simbólica homenagem e lembrança daquela data.

Representando este momento da história, três tradicionalistas representando Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira, num mesmo gesto, retiraram da chama da Pátria de 07 de setembro de 2020, a centelha que originou a chama crioula dos festejos farroupilhas.

Em seguida, a Chama foi transportada a pé, até a sede da 19ª RT, quando foi realizada a solenidade de acendimento com a presença de tradicionalistas, permanecendo até 20 de setembro.

Neste ano, devido a pandemia do corona vírus, a situação está completamente modificada. Ouvimos alguns tradicionalistas que são referência nesta área, para saber qual é a opinião, e como estão driblando esta situação para comemorar a data MAGNA DOS GAÚCHOS.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas