25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Especial

Dom Adimir Antonio Mazali: A trajetória do novo bispo da Diocese de Erechim

teste
Adimir Antonio Mazali foi ordenado bispo no dia 20 de junho, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em
Casa onde Adimir residiu durante a infância, em Ouro Verde do Piquiri, no município de Corbélia/ Par
Por Da redação
Foto Reprodução/ Arquivo pessoal

Adimir Antonio Mazali nasceu em 16 de maio de 1966, em Ouro Verde do Piquiri, no município de Corbélia/ Paraná. Filho de Mario Mazali (in memoriam) e Leonor Maggioni Mazali, tem três irmãos: Odair Antonio (irmão gêmeo), Dislei Aparecida e Dercelio (falecido) e fez seus estudos primários em Ouro Verde do Piquiri e o ensino médio em Corbélia, onde concluiu o curso de Técnico em Contabilidade.

Ingressou no Seminário Maria Mãe da Igreja em Toledo onde se formou em Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato” entre os anos de 1986 a 1988. Em fevereiro de 1989 foi para Curitiba na Comunidade dos Seminaristas do Oeste do Paraná onde cursou Teologia no Studium Theologicum até novembro de 1992. Foi ordenado diácono em 12 de julho de 1992, na Paróquia Nossa Senhora da Penha (Corbélia) e no dia 05 de dezembro do mesmo ano, recebeu a ordenação presbiteral pelas mãos de Dom Armando Círio (in memoriam), arcebispo da Arquidiocese de Cascavel.

Em 12 de dezembro de 1992 foi trabalhar como diretor espiritual e promotor vocacional no Seminário Menor São José, em Cascavel, até agosto de 1999. De fevereiro de 1995 a maio de 1996, colaborou como vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Bairro Periolo, em Cascavel. Em agosto de 1996 assumiu como administrador da Paróquia Nossa Senhora do Caravággio, no Jardim Maria Luiza, em Cascavel.

Em agosto de 1999 foi enviado à Roma, residindo no Colégio Pio Brasileiro onde fez o Mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ao retornar, em setembro de 2001, foi administrador do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salette, em Braganey, até de dezembro de 2002. Em fevereiro de 2002 assumiu como reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe, em Cascavel, onde atuou até janeiro de 2009. Foi diretor espiritual no Seminário Propedêutico em Corbélia nos anos de 2005 e 2006.  De 2002 a 2005 foi professor no Cintec – Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel e de 2005 a 2018 na Famipar – Faculdade Missioneira do Paraná em diversas áreas da Teologia, especialmente Patrologia, História da Igreja Antiga, Estágio Pastoral e Comunicação e Homilética. Também foi secretário acadêmico de 2006 a 2009 e diretor da Famipar de 2009 a 2019. Atuou como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Cancelli de 01 de fevereiro de 2009 a 09 de janeiro de 2016. Na Arquidiocese foi responsável pela formação de ministros da Sagrada Comunhão; participou do Conselho de Presbíteros, do Colégio de Consultores, do Conselho Econômico, do Conselho de Formadores e do Conselho Pastoral. Foi representante do Clero e presidente da Associação do Clero Secular.

Em 2014 foi nomeado assessor diocesano da Pastoral Familiar e em 2018 no Regional Sul 2. Desde 2016 atuou como pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel.

No dia 15 de abril de 2020, nomeado pelo Papa Francisco, bispo da Diocese de Erexim, Rio Grande do Sul. Em 20 de junho aconteceu a ordenação Episcopal na Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel e neste domingo (12), a posse na Catedral São José de Erechim.

O Grupo Bom Dia faz uma homenagem ao novo bispo por meio de um Caderno Especial que circula na edição desse fim de semana. Acompanhe, também, pelo site, as matérias que relatam um pouco mais sobre a história do religioso.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas