13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Especial

É preciso desburocratizar processos, diz Arlei Cavaletti

teste
Arlei Lúcia Balestrin Cavaletti
Por Salus Loch
Foto Arquivo BD

Não há como desenvolver o comércio, e a região Norte como um todo, sem desburocratizar processos. A opinião é da presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Erechim, Arlei Lúcias Balestrin Cavaletti.

Valorização

A empresária, que atua no ramo do mobiliário – atendendo inclusive clientes de outras regiões do RS – também observa que é necessário que os governos valorizem o setor produtivo, responsável por gerar emprego e renda. ‘Precisamos destravar os municípios, o Estado e o País, a partir de ações e políticas públicas que estimulem o empreendedorismo’, resume Arlei.

Olhar macro

A presidente ainda destaca que se faz necessário, a partir de um olhar integrado, que as lideranças adotem posturas que permitam planejamentos de longo prazo, com foco nas potencialidades regionais. ‘Sem união, não avançaremos no necessário processo de desenvolvimento regional. Afinal, juntos somos mais fortes’, observa.
Comércio precisa acompanhar os novos tempos Especificamente em relação ao comércio, Arlei reforça os cursos, capacitações e práticas oferecidas pela CDL a seus associados. ‘Vemos um movimento positivo, mas ainda lento de engajamento das empresas do setor em nossas atividades. No entanto, quem não estiver conectado aos novos tempos, que trazem consigo um consumidor com posturas e hábitos diferentes do passado, dificilmente conseguirá se manter num mercado cada vez mais competitivo’, alerta a presidente.

 

Publicidade

Blog dos Colunistas