0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Especial

Desenvolver para continuar crescendo

Luis Francisco Schmidt
Por Kaliandra Alves Dias
Foto Rodrigo Finardi

Melhorar a qualidade de vida por meio de uma administração que busca cortar grande parte dos gastos, deixar de nomear cargos de confiança e analisar despesa por despesa para que fossem possíveis os investimentos. Desta maneira o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt definiu os propósitos atuais do governo.

No começo foi realizando uma estruturação financeira. “Acreditávamos ser necessária para o nosso programa de obras e melhorias para a cidade.  O grande objetivo de uma administração acredito seja o de melhorar a cidade de forma à que todos os cidadãos nela se encontrem, se realizem, sejam felizes. Em nenhum momento encontramos desculpas para alfinetar ninguém, sejam políticos ou não”.

Outro ponto ressaltado pelo prefeito, foi a transformação continua que acontece. “Penso que governamos harmonicamente, mesmo sabendo que, nenhuma administração conseguirá deixar pronta uma cidade, pois ela tem vida e se transforma continuamente, mas buscar o melhor é nossa obrigação como servidor de nossa cidade, que é uma cidade maravilhosa”.

 

Os desafios

Segundo Schmidt, o executivo erechinense tinha grandes desafios a serem resolvidos entre eles: o estacionamento rotativo que não funcionava  e foi implantado um sistema que atende as expectativas e gera renda para ser aplicada em favor dos próprios contribuintes, a licitação do transporte coletivo urbano, realizada e que garantiu e garantirá além dos impostos, arrecadação de outorga que se estende além deste mandato e as licitações do Distrito Industrial Davide Zorzi além dos serviços de tratamento de água e esgotamento sanitário que serão realizadas ainda neste ano.  

Neste ano, uma das principais obras de reconstrução e ampliação foi a do Terminal Urbano de Passageiros, uma obra avaliada com um orçamento de quase R$ 1 milhão de reais. “Além da ampliação do terminal, também transformamos o viaduto Rubem Berta em uma obra de arte. Estamos na fase final de revitalização da prefeitura. Também transformamos o nosso chafariz em um local aprazível. Estamos remodelando a Praça Daltro Filho e iniciaremos brevemente a Júlio de Castilhos, estamos também fazendo melhorias na Praça da Bandeira e logo será lançada a licitação da nova Praça Jaime Lago”.

As obras de recuperação da malha viária também foram realizadas e novas ruas estão programadas para ser repavimentadas. “Manter a malha viária em condições de trafegabilidade, para escoamento das safras é uma das metas da Agricultura, incluídos a construção de pontes e bueiros e, através de programas educativos, levar ao interior o mesmo nível de desenvolvimento do núcleo urbano”.

 

Educação

Um dos objetivos é o de garantir vagas às crianças, antecipando metas previstas pelo MEC para 2024. Outro ponto destacado por Schmidt é a construção de ginásios, creches e escolas, inclusive em licitação a conclusão da Escola Caras Pintadas.

 

Saúde

O prefeito Luiz Francisco Scmidt salientou a programação realizada para que não faltasse médicos e remédios na Rede Pública de Saúde. Além disto, também houve a construção da nova Unidade de Alta Complexidade de Tratamento de Câncer, a recuperação dos apartamentos do Hospital Santa Terezinha, a construção das UBS’s do Bairro Estevam Carraro - que havia sido iniciada anteriormente. Segundo o prefeito, está em andamento edital de construção da nova UBS do Bairro Progresso e o novo Pronto Socorro do HMST.

 

Segurança

O ponto a ser destacado foi a implantação do videomonitoramento da cidade, “e que estará concluído até o mês de junho do próximo ano, inclusive com a leitura de placas dos veículos, o que proporcionará maior segurança a todos os nossos cidadãos e também àqueles que nos visitam”, finaliza o prefeito.

Publicidade

Blog dos Colunistas