21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Opinião

Uso popular e medicinal do ariticunzeiro

“Para tratar problemas de câncer de pele, reumatismo ...”

teste
.
Por Roberto Ferron
Foto Divulgação

Quem nunca comeu araticum na sua infância? O araticunzeiro é uma árvore de origem da brasileira, e que ocorre em todo o Brasil. Seu nome científico é Annona sylvatica A.St.-Hil, ou Annona Crassiflora, da família Annonaceae. Existem cerca de 80 espécies nativas do Brasil. Ocorre em diversos tipos de solo, terras argilosas e arenosas. Dependendo da região, leva o nome de pinha, ata, marolo, condessa, bruto, cabeça-de-negro, entre outros. O nome araticum é derivado do tupi e significa “árvore rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole”, visto que sua polpa é branca, viscosa e mole quando maduro. A fruta é coberta por uma casca amarela, bem grossa, comestíveis, saborosos, e contém inúmeras sementes pretas e lisas presas à polpa. Seus frutos muito similares à fruta-do-conde (Annona squamosa) e a graviola.

Composição química

A fruta é uma excelente fonte de vitaminas, tais como: - vitamina A, B e C, B, além de proteínas, antioxidantes e minerais como: - cálcio, - fósforo, - ferro, - potássio, - zinco.

Propriedades nutricionais e medicinais

Pode ser usado no preparo de sucos, mousses, bolos, biscoitos, geleias, compotas e outros doces bem saborosos. Assim como a fruta-do-conde, o araticum se destaca por fornecer uma grande quantidade de vitaminas e agentes antioxidantes que fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos e do sistema imunológico. A vitamina A, em especial, combate a ação dos radicais livres e é fundamental para a saúde dos olhos (previne problemas de visão, como possíveis úlceras na córnea). Já as vitaminas B1 e B2 são importantes para a saúde do cérebro, do fígado e melhoram significativamente o funcionamento do metabolismo. A vitamina C, por sua vez, é indispensável para o sistema de defesa do corpo, ajudando a prevenir e aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

Uso na medicina popular

Nas espécies Annonaceae, há indícios de acetogenimas, compostos químicos de grande atividade biológica, que também foram achados em outras partes da planta, seja na casca, folha, fruto ou semente. As folhas e sementes do araticunzeiro são utilizadas para conter a diarreia, induzir a menstruação, além de serem usadas no tratamento de úlceras, cólicas, câncer de pele e reumatismo. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Católica de Goiás (UCG) observou que o araticum possui antioxidantes e ajuda na prevenção de doenças degenerativas, como Mal de Alzheimer.

Os benefícios do consumo

O araticum fornece sais minerais essenciais para a saúde, como o cálcio, potássio e ferro - importantes, respectivamente, para a saúde dos ossos, músculos e da circulação sanguínea. Essa fruta também apresenta compostos anti-inflamatórios que ajudam a prevenir doenças e possíveis focos de inflamação no organismo. Por ter um alto teor de fibras, o araticum faz muito bem para o aparato gastrointestinal, ajuda a controlar o índice glicêmico, o nível de colesterol pode agregar bastante na dieta de diabéticos.

Propriedade medicinal das sementes

As sementes apresentam ação antidiarreica, anti-inflamatórias, analgésicas que ajudam a amenizar dores de cólicas, e vermífugas. 

Como fazer o chá de folhas e da casca do fruto

O chá da folha em infusão (esquentar a água até 70ºC), deve-se colocar três a cinco folhas verdes ou secas em uma caneca com água quente, e deixar por 15 minutos até amornar. Após, completar com água até a quantidade de um litro. O chá ficara de cor verde claro. Tomar durante o dia. Já o chá da casca do fruto deve-se colocar uma casca inteira num caneco com água, e deixar ferver por 3 a 5 minutos, deixar amornar, e completar a quantidade até um litro.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;