24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Novidades

Eliane Follador, vice-prefeita eleita de Barão de Cotegipe

teste
Eliane Follador
Por Zeni Bearzi
Foto Divulgação

A Professora do Estado do Rio Grande do Sul, que atuou por quase 33 anos, Eliane Fátima Halabura Follador foi eleita vice- -prefeita no município de Barão de Cotegipe. Atua ainda hoje em Pastorais Comunitárias. É casada com Adilio Paulo Follador (Agricultor) há 28 anos; mãe de Wilian Mateus Follador, 26 anos (Tenente do Exército Brasileiro-RJ), e Gustavo Francisco Follador, 24 anos (Agricultor, Sucessão Familiar). 

Trajetória política

Questionada sobre concorrer numa eleição, Eliane disse que pelo Poder Executivo, é a primeira vez, mas já concorreu em 2012 ao Legislativo, onde entre três mulheres eleitas, foi a mais votada, e concorreu à reeleição em 2016, onde ficou com a suplência. Ao cargo de Diretora de Escola, concorreu por vários mandatos, onde somente a comunidade escolar é que votava, e respondeu pela direção por mais de 17 anos.

Para ela, a experiência da Eleição municipal à Majoritária, “é muito gratificante, estar ao lado do Prefeito Vladimir Farina e aprender muito com ele, sua simplicidade, humildade e carinho com que trata a comunidade de Barão de Cotegipe, a faz estar comprometida e querer como ele o bem comum, o cuidar das demandas dos munícipes, onde durante a Campanha a conversa amiga, trocar ideias conhecer a realidade de todo o município, foi muito interessante. Tenho certeza que além de eleitores, o meu campo de amizades aumentou muito e isto sim, é motivo de muito orgulho para nós”, acrescentou.

Importância da mulher

Com referência a participação feminina na política, Eliane pondera que “ainda é muito tímida, mesmo com a lei que obriga os partidos a estabelecerem cota mínima de 30% de participação de mulheres candidatas em eleições proporcionais. Basta vermos que fui a única mulher eleita à Majoritária nos Municípios que compõe a AMAU. A mulher busca mais espaço na política para que ressalte o potencial que ela tem na sociedade. É muito grande a força que as mulheres têm na política brasileira, elas são capazes de realizar transformações significativas e elas as têm feito. É maioria o eleitorado feminino no Brasil.

A capacidade delas no comando de um cargo público, é demonstrado através do engajamento da mulher na vida política, onde com um olhar diferente, um olhar feminino, se coloca lado a lado dos homens para cuidar da comunidade e suas demandas. A mulher tem determinação e não deixa se abater com obstáculos que o dia a dia impõe, são mulheres assim, de fibra, coragem, vontade, sonhos, esperanças e capacidade para lutar por uma sociedade onde todos tenham oportunidades iguais e com históricos de perseverança que precisamos ter no cenário político, quer seja em nosso município de Barão de Cotegipe ou no cenário Estadual ou Nacional”, argumentou. 

À disposição da Comunidade

“Não há preparação por um período que antecede uma eleição, mas sim, o modo de conduzirmos a nossa vida, nossos atos, quer seja na família, na comunidade, no trabalho, na sociedade de maneira transparente, séria, honesta. Penso que esta é a preparação de um político e posteriormente dar continuidade durante a desenvoltura do cargo. Nos colocarmos à disposição da comunidade e tomar todas as ações e atitudes que não envergonhem a si mesmo, a família e a comunidade”, reiterou. Eliane completa afirmando que estará à disposição do Prefeito para o substituir em seus afastamentos e observar as demandas do Município, o Plano de Governo, durante todo o período e juntos com o Prefeito estarmos atentos e atender a todos”, enfatiza.

Mensagem

Ao concluir a entrevista, a vice-prefeita eleita de Barão de Cotegipe agradece de forma especial ao Prefeito Vladimir pela confiança nela depositada, de estar concorrendo com ele, às lideranças dos Partidos que compuseram a Coligação ”Barão no Rumo Certo”, às famílias, à esposa de Vladimir, Anelice e seus filhos Jonas e Igor, por a acolherem na campanha. Lembrou de seus pais Dionísio e Tereza Halabura, a sogra Thereza Follador e em nome deles agradeceu aos pais do Vladimir, Seu Ovídio e Zudile Farina e a todos que confiaram nesta candidatura, em especial aos que se envolveram nas eleições confiando nesta proposta e se engajaram nesta luta, e principalmente aos eleitores que depositaram seu voto de confiança, selando o compromisso entre a chapa que concorreu, e dizer que a partir de primeiro de janeiro de 2021, estaremos a disposição e a serviço de todos, encerrou.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas