14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Novidades

Marcia Balen Matté: a mulher mais votada na história de Aratiba

teste
Marcia Balen Matté
Por Zeni Bearzi
Foto Divulgação

Marcia Fátima Balen Matté, casada com Irineu Matté, mãe da acadêmica de medicina, Lara Matté, é Enfermeira Mestre em Políticas Sociais pela UFRGS –RS e Superintendente de Marketing e Negócios do Santa Mônica. É a mulher mais votada na história de Aratiba com 575 votos pelo PT, concorrendo a um cargo eletivo pela primeira vez. Em Aratiba, a atuação de Marcia é na comunidade nas questões sociais, na saúde junto ao Hospital Comunitário, na igreja e no clube de mães. 

Ao comentar sobre as eleições, Marcia Matté disse que em seu município sempre foi muito acirrada, mas a sua campanha foi leve e alegre, fazendo muitas visitas e sendo muito bem recebidas por todos. Decidiu ingressar na vida política, no final de 2019, após conclusão do Mestrado na UFRGS –RS incentivada pelos Professores e Mestres. Conseguiu uma boa coordenação de campanha com integrantes de vários segmentos da sociedade, e a sua família foi o pilar principal fazendo uma referência para sua mãe Paulina Balen, sindicalista e fundadora do MMTR, assassinada em 1996 .

Importância da Mulher na política

Marcia cita esta frase, ao comentar sobre a importância da mulher exercendo cargos eletivos: ’’Queremos flores, mas também queremos respeito, igualdade, liberdade de escolha e opinião.” Autora desconhecida“. Segundo ela, é muito importante que as mulheres possam assumir cargos políticos e principalmente neste seu caso particular que é “Ser Vereadora” afinal, complementa, “estudamos muito e podemos sim, contribuir para o desenvolvimento da cidade”. 

Acredita na força das mulheres, e na sensibilidade feminina principalmente na questão social. Ressalta a luta das mulheres nos anos 80 e as importantes conquistas pelo reconhecimento da mulher enquanto trabalhadora, galgando um maior espaço no mercado de trabalho, “transpomos as barreiras do papel de ser apenas esposa, mãe e dona do lar. Hoje as mulheres ocupam postos nos tribunais superiores, nos ministérios, na política, no topo de grandes empresas, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta”, frisou. Mais adiante Marcia Matté destaca que “os novos modelos de gestão, exigem profissionais mais críticos, qualificados, com melhores competências técnicas, e em condições de assumir também as dimensões políticas e gerenciais da instituição onde trabalham. Dentro deste contexto a mulher, tem sim conquistado a cada dia mais espaços no mundo dos negócios”.

Trabalho em prol dos aratibenses

Como futura vereadora Marcia Matté defende iniciativas na saúde, indústria, comércio e turismo, agricultura e desenvolvimento.

Na SAÚDE: Potencializar as ações de saúde preventiva; Acompanhar as parcerias e convênios entre Hospitais, Clínicas e Laboratórios, auxiliando na elaboração de projetos contribuir com as negociações entre governo e estas instituições, para tornar o atendimento SUS cada vez mais eficiente; Contribuir para que mais especialidades sejam instaladas no município, através da ACHA, atendendo gratuitamente a comunidade local e regional; Buscar subsídios a fim de agilizar atendimentos para cirurgias de grande porte e alta complexidade realizadas fora do município. 

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO: Fortalecer um espaço de representação do setor de indústria e comércio, promovendo a participação de todos, buscando ideias e sugestões de melhorias; Criar um painel online (SITE) com o objetivo de apresentar e divulgar as empresas locais e os produtos oferecidos; Qualificar profissionais para atender as demandas das empresas nas áreas de serviço. Valorizando quem vive, trabalha e investe no município; Organizar um espaço próprio de acolhimento e informações turísticas; Aproveitar os eventos já tradicionais realizados em nosso município, para divulgar o nosso potencial e atrair pessoas que buscam conhecer as nossas belezas naturais, comprar nossos produtos, e potencializar o turismo; Desenvolver o Agriturismo (turismo rural) como fonte de renda para o município, potencializando a agricultura familiar e valorizando a nossa cultura.

AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO: O PACTO por Aratiba deve ser mantido, aperfeiçoado e fortalecido; As máquinas de terraplanagem e limpeza de áreas agrícolas, dentro das propriedades, devem ser organizadas em roteiros, com inscrição prévia, onde todos tenham a oportunidade de usufruir delas. Vamos definir limite máximo de horas máquina subsidiadas em cada propriedade; As agroindústrias: O Governo Municipal, deve potencializar as cadeias produtivas, através do apoio técnico e compras institucionais. Integrar as agroindústrias na estratégia do turismo; Boas estradas de acesso às propriedades fazem parte da qualidade de vida e por isso precisam de cuidado especial, com reabertura, cascalhamento e britagens; Abastecimento de água: Incentivar o uso correto das águas naturais, preservando fontes, fazendo sistemas de captação e armazenagem de água. 

Mensagem aos Munícipes

Conforme a opinião de Marcia, “a política é a arte de organizar a sociedade para o bem comum”. Enquanto vereadora ela será uma voz ativa em defesa dos interesses da população na câmara e junto ao governo, buscando criar um espaço de diálogo e construção de projetos coletivos. “Alicerçada nos princípios da transparência, participação social, ética, humildade e respeito às diferenças, vamos construir juntos projetos que beneficiem a todos. Voltarei nas comunidades para junto construirmos um mandatado participativo”, confirma Marcia Matté.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas