Tendências de arquitetura de casas que você precisa conhecer
1. A integração de áreas
Não é novidade que as paredes perderam espaço - principalmente, em apartamentos compactos -, mas quem está à procura de inovação nos projetos de arquitetura de casas pode encontrar esse diferencial na integração de ambientes internos e externos.
A ideia sugere que as áreas externas sejam mais valorizadas com a utilização de janelas de vidro, no lugar de paredes e portas, aumentando a quantidade de luz natural no ambiente, bem como de ventilação.
É possível, ainda, trazer a área externa para o interior, como acontece com os jardins internos. Verdadeiros espaços verdes em harmonia com os ambientes sociais do lar.
2. Casas inteligentes
A revolução digital nos trouxe a automação residencial, um conceito que está em alta e sem validade para expirar. Assim, não são apenas os seus clientes que se mantêm conectados, no dia a dia, mas suas casas também.
Em poucas palavras, as casas inteligentes permitem interações em um mesmo aparelho, como o smartphone, podendo controlar o acendimento de luzes, a temperatura do termostato e, até mesmo, os aparelhos de áudio e vídeo espalhados pela casa.
3. O vidro com mais funcionalidade
Mais que um material digno de charme para diversos estilos decorativos, o vidro passou a conquistar pelo seu apelo funcional nas últimas tendências em arquitetura.
Quer ver algumas das vantagens em usar vidros nos seus próximos projetos? Aqui vão:
- Viabiliza uma decoração sustentável, com mais iluminação natural;
- Permite economia no uso de energia elétrica;
- Integra ambientes, como mencionamos;
- Sua manutenção é simplificada.
Portanto, para inovar, experimente usar mais vidro nos projetos de arquitetura de casas!
4. Design consciente e sustentável
Atualmente, a preocupação com o impacto ambiental é tão grande quanto o impacto que os seus clientes querem causar nas visitas. Com isso, o design consciente e sustentável pediu licença com muito estilo e bom gosto.
Assim, móveis reformados, materiais reutilizados (como a madeira de demolição e azulejos antigos), itens decorativos naturais e fontes de energia renováveis, como a energia solar, podem ser os protagonistas de um design ecologicamente consciente.
5. O poder da volumetria
Além dos cuidados ambientais, a volumetria está entre as principais tendências em arquitetura de casas com sua proposta diferenciada: trazer movimento às residências.
A ideia consiste em compor fachadas com equilibrada assimetria, ora em curvas, ora em ângulos retos, e em diferentes posições (como blocos horizontais e na vertical).
Dessa maneira, a apresentação da casa fica mais dinâmica e arrojada. Vale a pena se inteirar a respeito, principalmente se o perfil dos clientes for mais ousado e moderno.
6. O uso das impressoras 3D
Muitos dizem que o futuro está nas mãos das impressoras 3D. E, quando observamos as tendências em arquitetura, vemos o quanto isso pode estar o mais próximo da realidade.
Hoje, já existem projetos que introduzem o conceito em cômodos inteiros, embora a sua aplicação prática e comercial ainda esteja arriscando os seus primeiros passos. Por isso, convém ficar de olho nas possibilidades da impressão 3D para os próximos anos, não acha?