Representantes do Sebrae Nacional e do Sebrae/SC, Paraná e Rio Grande do Sul participaram na última semana, na sede da Aurora Coop em Chapecó, de uma reunião estratégica para avaliar resultados, revisar metodologias e definir ações e recursos que irão nortear o novo ciclo do Programa Encadeamento Produtivo Aurora Coop e Sebrae. Desde 1998, a iniciativa já atendeu mais de 50 mil famílias rurais por meio de ações de capacitação e melhoria contínua.
A iniciativa é referência nacional e completou 25 anos de parceria, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e o fortalecimento da gestão rural nas cooperativas filiadas à Aurora Coop. A coordenadora do Núcleo de Agronegócios do Sebrae Nacional, Claudia Stehling, destacou que o objetivo principal do encontro foi realizar uma revisão abrangente do convênio atual, considerando os avanços conquistados e as oportunidades de aprimoramento.
“Avaliamos o convênio atual, revisando tudo o que aconteceu até o momento, as cadeias atendidas, os resultados gerados e as capacitações realizadas. Também estamos revisando metodologias, sempre com foco em aprimorar para um próximo ciclo”, explicou.
Segundo Claudia, o encontro teve caráter participativo, reunindo gestores, consultores e representantes das cadeias produtivas da Aurora Coop para compreender as novas demandas do setor rural. “O Encadeamento Produtivo tem como essência atender às necessidades dos nossos parceiros, buscando continuamente entregar mais resultados e qualidade. Nosso propósito é apoiar o produtor rural nessa jornada de melhorias, ajudando a aprimorar processos e aumentar sua renda”, reforçou.
A coordenadora também enfatizou a dimensão nacional e a relevância da parceria, que atualmente é considerada o maior projeto de Encadeamento Produtivo do Sebrae Nacional. “Essa é uma sinergia muito importante para o Sebrae e para a região Sul do país. Ao longo de 25 anos, temos conseguido entregar cada vez mais resultados. O trabalho conjunto entre Sebrae e Aurora Coop é um exemplo de integração e fortalecimento do agronegócio brasileiro”, ressaltou.
O gerente de Desenvolvimento Rural Cooperativo da Aurora Coop, Marcos Lopes, destacou que o encontro foi essencial para garantir a evolução contínua das ações e capacitações voltadas aos produtores. “Participamos de uma programação intensa com o Sebrae Nacional e os Sebraes regionais. Realizamos reunião com os gestores das cadeias produtivas de leite, aves e suínos, e avaliamos os resultados do último convênio, envolvendo todos os treinamentos do Encadeamento Produtivo: De Olho na Qualidade, Qualidade Total Rural, Sustentabilidade e Times de Excelência”, destacou.
Lopes reforçou que o processo de avaliação permite olhar para o produtor como um empresário rural, incentivando a gestão eficiente e a qualidade da produção. “Esse momento é fundamental porque avaliamos o que passou e projetamos melhorias. O foco está em preparar o produtor para produzir mais e melhor, com qualidade e eficiência, fortalecendo toda a cadeia produtiva e o desempenho das unidades industriais da Aurora Coop”, observou.
O gerente também lembrou o alcance e o impacto do programa. “Os treinamentos são realizados nas cooperativas filiadas à Aurora Coop, com demandas que nascem nelas mesmas. Nosso setor atua junto com o Sebrae e seus consultores para atender todas essas famílias associadas, garantindo que o conhecimento chegue até a base do sistema cooperativista”, completou.
Durante o encontro, os participantes também discutiram ajustes nas metodologias de capacitação, visando facilitar o engajamento dos produtores e tornar os processos ainda mais acessíveis e práticos. A proposta é incorporar novas tecnologias e adaptar as estratégias às demandas emergentes das cadeias produtivas.
PROGRAMA
A iniciativa é do Sebrae com o apoio de vários parceiros. Em Santa Catarina com a Aurora Coop, Senar, Sescoop, Sicoob, Cooperalfa, Cooperitaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Copercampos e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1, Copercampos e Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.
SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.