A Administração Municipal de Itatiba do Sul promoveu, na quinta-feira, 12, uma reunião voltada ao planejamento das atividades do Programa de Integração Tributária (PIT) previstas para o primeiro semestre do ano. O encontro contou com a participação das Secretarias Municipais de Finanças Públicas, Educação e Agricultura, além do Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFIM).
Durante a reunião, foram debatidas ações relacionadas à execução do programa, incluindo formações, participação em seminários, realização de cursos on-line, publicações, palestras e a organização dos registros necessários para a prestação de contas do PIT.
Também foram definidos projetos de educação fiscal a serem desenvolvidos em instituições de ensino do município. As atividades deverão envolver a turma do Pré A da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Nair e estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves. As iniciativas deverão abordar temas relacionados ao exercício da cidadania, à arrecadação de tributos, à aplicação dos recursos públicos e à discussão sobre sonegação de impostos.
No âmbito das capacitações on-line do programa, foram indicados para participação a secretária de Finanças Públicas, Giseli Fernanda Fioreze Deffaci, o inspetor tributário Pedro Rakaloski e a servidora municipal Rafaela Moroni Bald.
Durante o encontro, também foi definida a realização de um concurso de infográficos promovido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves, destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa deverá incentivar a compreensão sobre a importância dos impostos e a correta aplicação dos recursos públicos, além de estimular criatividade, senso crítico e cidadania entre os participantes. Os trabalhos considerados mais criativos deverão receber vales-compra como premiação, com avaliação a ser realizada por uma comissão ainda a ser definida.
Outro tema discutido na reunião foi a organização do Seminário Regional de Educação Fiscal, previsto para ocorrer no dia 25 de junho de 2026 em Itatiba do Sul, reunindo representantes e participantes ligados às ações do programa na região.