21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Projeto cultural promove colônia de férias linguística polonesa na Serra Gaúcha

Iniciativa reuniu crianças e adolescentes descendentes de poloneses em atividades artísticas, educativas e de imersão cultural no Alto Uruguai Gaúcho

teste
Iniciativa reuniu crianças e adolescentes descendentes de poloneses em atividades artísticas, educat
Por Assessoria
Foto Divulgação

Durante o período de verão, foi desenvolvido o projeto “Na ludowo po polsku”, uma colônia de férias com enfoque linguístico e artístico voltada a crianças e adolescentes descendentes de poloneses. A iniciativa teve como proposta a vivência da língua polonesa aliada a atividades culturais, históricas e de integração comunitária.

A programação incluiu oficinas artísticas, atividades de canto, uso cotidiano da língua polonesa e viagens educativas pela Serra Gaúcha, região reconhecida como marco da colonização polonesa no Rio Grande do Sul. As ações buscaram oportunizar o contato dos participantes com elementos da história e das tradições culturais.

O projeto contou com a participação de entidades polônicas dos municípios de Áurea, Carlos Gomes e Centenário. As atividades foram conduzidas por professores especializados da Polônia, em conjunto com educadores locais, com foco na preservação do idioma e no fortalecimento da identidade cultural na região do Alto Uruguai Gaúcho.

A realização ocorreu por meio da Associação Cultural Ostoja Polska, com apoio da Prefeitura Municipal de Áurea. O financiamento foi viabilizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Língua Polonesa São Maximiliano Kolbe.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;