A Administração Municipal e a Câmara de Vereadores de Severiano de Almeida promoveram, na noite de quarta-feira, 26, uma homenagem à primeira Legislatura e aos primeiros administradores do município. O encontro buscou prestar reconhecimento às lideranças que contribuíram para a organização institucional local no período de instalação do município.
O município, emancipado pela Lei Estadual nº 4.685, de 26 de dezembro de 1963, foi oficialmente instalado em 12 de abril de 1964. Na época, Orlando Mattia e João Carlos Pezzi assumiram os cargos de prefeito e vice-prefeito. A composição inicial da Câmara de Vereadores contou com Eduardo Carmelini Sartori, João Costella, Luis José Burim, Nelso Paulo de Oliveira, Alberto Francisco Basso, Celino Savegnago e Modesto Dartora.
Durante o evento, todos receberam homenagens por meio de placas de agradecimento alusivas aos serviços prestados naquele período, que marcou o início do município. Celino Savegnago, primeiro presidente da Câmara, participou da cerimônia, enquanto os demais vereadores e administradores, já falecidos, foram representados por familiares.
A organização do ato também teve participação do ex-vereador e ex-prefeito Darci Savegnago, que resgatou parte do contexto histórico e ressaltou o simbolismo da iniciativa. “São pessoas que foram fundamentais para o início de nossa história administrativa e cujo exemplo, perpetua até os dias atuais”, frisou.
A atual mesa diretora, vereadores da Legislatura vigente, o presidente da Casa, Valmor Ferrari, o prefeito Jair Kammler e o vice-prefeito Leonel Dario Lanius Junior também se manifestaram durante a solenidade, destacando o papel desempenhado pelos pioneiros do Executivo e do Legislativo.
“Me sinto emocionado em fazer parte deste momento tão importante para a nossa história. São pessoas que se dedicaram a iniciar um processo importante de desenvolvimento que segue até os dias atuais”, disse o vice-prefeito.
“Os homens que compuseram aquela legislatura foram protagonistas de um momento fundamental. Eles tiveram a responsabilidade de iniciar a estrutura administrativa, organizar as primeiras políticas públicas e estabelecer as bases que permitiram que Severiano de Almeida se desenvolvesse e se transformasse no município que temos orgulho de viver hoje”, acrescentou o prefeito.
Representantes de famílias dos primeiros administradores e legisladores também se pronunciaram, entre eles Celino Savegnago, o padre Milton Mattia — filho do primeiro prefeito —, e Elide Pedron Benincá, que representou a família do vereador Luis José Burin. Um vídeo exibido durante o encontro trouxe depoimentos de Nery Rossarolla Pezzi, esposa do vice-prefeito da época, João Carlos Pezzi, e de Paulo Eduardo Sartori, neto do vereador Eduardo Carmelini Sartori.