21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Centenário inicia obras do Memorial da Imigração Polonesa em Lajeado Valeriano

Novo marco histórico-cultural homenageia pioneiros e integra celebrações dos 150 anos da imigração polonesa no RS

teste
Centenário inicia obras do Memorial da Imigração Polonesa em Lajeado Valeriano
Por Assessoria
Foto Divulgação

O município de Centenário iniciou, na última semana, os trabalhos de construção do Memorial da Imigração Polonesa na localidade de Lajeado Valeriano. A iniciativa constitui um significativo marco histórico-cultural, concebido para reverenciar os pioneiros e imigrantes poloneses que se estabeleceram na região no limiar do século XX, contribuindo para a formação das bases da comunidade local.

Projetada pela arquiteta Gisele Tonkiel, a construção da estrutura está em andamento e acontece por intermédio da Prefeitura Municipal de Centenário, em colaboração com a Associação Cultural Polonesa Santo André Bobola e com a própria comunidade de Lajeado Valeriano.

Segundo a administração municipal, a obra sinaliza o reconhecimento aos colonizadores que, mediante esforço e trabalho, desbravaram o território e deixaram um legado preservado até hoje.

 

Local simbólico e fortalecimento do turismo

Fundada em 1902, a comunidade de Lajeado Valeriano abriga um dos cemitérios mais antigos do município, espaço que preserva mais de 115 anos de memória. Neste local, encontram-se sepultados imigrantes poloneses e seus descendentes, com a manutenção de lápides que contêm inscrições na língua polonesa, sendo a mais antiga datada de 1909. Esta relevância histórica motivou a escolha do sítio para abrigar o Memorial, transformando-o em um ponto simbólico de valorização das raízes e da herança cultural.

Além de prestar homenagem aos antepassados, a construção do memorial projeta o fortalecimento do turismo local, estabelecendo-se como um novo atrativo de visitação histórica e cultural para o município. A ação busca valorizar o território, dinamizar a economia e expandir as perspectivas de desenvolvimento para Lajeado Valeriano e Centenário em sua totalidade.

A obra também se insere no contexto das celebrações dos 150 anos da imigração polonesa no Rio Grande do Sul, comemorados neste ano, o que acentua a importância da influência da etnia na constituição da identidade centenariense.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;