A Secretaria Municipal de Educação de Marcelino Ramos promoveu, nos dias 3 e 12 de novembro, sessões de mediação de leitura do projeto “Mojubá”, conduzidas pela Dueto Produções Culturais e Artísticas Ltda., produtora erechinense especializada em literatura e artes cênicas. As ações integram o “Cortejo Brincante”, iniciativa que se desdobra em oficinas e sessões de leitura voltadas a diferentes temáticas, com destaque especial para o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
As atividades ocorreram na Escola Municipal Gabriel Ferri e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, totalizando seis sessões destinadas a estudantes do 2º ao 5º ano dos Anos Iniciais. Durante os encontros, os alunos tiveram contato com obras de autores e ilustradores afro-brasileiros e africanos. A mediação foi conduzida por Fabiano Tadeu Grazioli, que explorou elementos estéticos das obras e contextualizou a influência das culturas dos países africanos em diversos aspectos da cultura brasileira, como idioma, artes, religiosidade, culinária e práticas medicinais.
A iniciativa também integrou as ações municipais alusivas ao 20 de Novembro, destacando o papel da literatura infantil como recurso pedagógico na construção de uma postura antirracista entre as crianças. Conforme explicado por Fabiano durante a atividade, a apresentação de obras de artistas afro-brasileiros e africanos possibilita a ampliação do repertório cultural e o reconhecimento da contribuição histórica dos povos africanos na formação do país.
“Nosso recurso, nas sessões, é o livro de literatura para a infância de autoria (texto verbal e ilustrações) de artistas afro-brasileiros e africanos. É por meio deste recurso altamente rico que levamos às crianças a observar diversos aspectos de nossa história, de nossa cultura”, destacou Grazioli.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as sessões desenvolvidas nas escolas dialogam com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando dois campos fundamentais do conhecimento: o letramento étnico-racial e o letramento literário.