Novembro é dedicado a uma causa essencial: promover a conscientização sobre a saúde do homem e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com o médico urologista e diretor de Desenvolvimento da Unimed Erechim, Dr. Felipe Santos Franciosi, o rastreamento da doença é indicado para homens acima dos 50 anos ou a partir dos 45 anos, para aqueles que possuem histórico familiar de câncer de próstata.
“O rastreamento é feito com um exame físico fundamental para a avaliação da próstata: o toque retal. Esse rastreamento é complementado pelo exame de sangue PSA total, disponibilizado pelo Laboratório Unimed”, explica.
Quando o diagnóstico confirma a necessidade de tratamento cirúrgico, o Complexo Hospitalar Unimed Erechim se destaca pela infraestrutura e segurança oferecidas. “No Hospital da Unimed realizamos cirurgias de prostatectomia radical, que é uma das formas de tratamento dos casos iniciais da doença. Contamos com um bloco cirúrgico moderno e equipe experiente, garantindo toda a segurança e qualidade que o paciente precisa”, enfatiza o médico.
“Na verdade, a gente já realiza esse tipo de cirurgia há muito tempo. Inclusive, a primeira cirurgia do Hospital foi uma prostatectomia radical. Então, temos um grande know-how e uma equipe altamente capacitada para esse tipo de procedimento.”
Segundo o médico, a instituição conta com uma estrutura completa. “O mais importante é destacar que dentro do Complexo Hospitalar Unimed, conseguimos acompanhar o paciente desde a primeira consulta até o tratamento final. Esta jornada é conduzida com a qualidade que já é marca registrada da Unimed Erechim.”
Prevenção salva vidas
Aos 62 anos, Altemir Luis Fávero é a prova de que a prevenção é o caminho mais eficaz contra o câncer de próstata. Com histórico familiar da doença - o pai também enfrentou o mesmo diagnóstico - ele sempre levou a sério os exames preventivos. “Meu pai teve câncer de próstata e desde os 45 anos realizo exames por causa da hereditariedade”, conta.
Em fevereiro de 2023, foram realizados exames de rotina e, à primeira vista, tudo parecia bem. O único índice que chamava atenção era o PSA, que estava no limite. Ao longo do ano, o principal sintoma sentido foi o cansaço, algo facilmente associado à correria do dia a dia.
No final do ano, um novo exame revelou um aumento significativo do PSA em apenas nove meses. Diante disso, foi feita a coleta de material da próstata e, com os resultados, veio o diagnóstico: o início de uma enfermidade silenciosa.
Por estar em fase inicial, o tratamento pôde ser imediato. Em poucos dias foi realizada uma cirurgia no Hospital Unimed de Erechim e o resultado não poderia ter sido melhor. “Foi tudo muito rápido. Marcamos a cirurgia no Hospital Unimed e tudo transcorreu normalmente. Tive uma recuperação excelente, sem nenhuma alteração na minha qualidade de vida. Sigo trabalhando normalmente e realizando os exames de acompanhamento pós-operatório”, diz Altemir.
O caso de Altemir é emblemático e inspirador, pois mostra o poder da prevenção e o impacto de cuidar da própria saúde. “É fundamental, principalmente nós, homens, que muitas vezes negligenciamos o autocuidado, termos a consciência de realizar exames preventivos. Sempre busquei me cuidar e, por isso, descobri o câncer cedo. A prevenção fez toda a diferença, e aconselho que todos façam o mesmo”, finaliza.
A história de Altemir reforça que quanto antes a doença é diagnosticada, maiores são as chances de cura e de uma vida plena após o tratamento.