No último sábado (8), o município de Áurea encerrou as festividades alusivas aos 150 anos da Imigração Polonesa no Rio Grande do Sul e à comemoração dos 38 anos de emancipação político-administrativa, com uma programação cultural no Ginásio Municipal.
Caminho dos Poloneses para o Brasil
Com grande participação da comunidade, o evento teve início com o espetáculo do Conjunto de Música e Dança “Maryś”, vindo diretamente de Varsóvia, Polônia, para uma apresentação especial em homenagem à imigração polonesa no estado.
A turnê pelo Brasil, intitulada “O Caminho dos Poloneses para o Brasil”, celebra os laços entre os dois países e relembra que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a reconhecer a independência da Polônia, em 1918. O grupo já se apresentou em festivais internacionais na Polônia, no Marrocos e, em 2025, esteve também no Festival de Praga.
Formado por ex-integrantes do renomado grupo da Universidade de Tecnologia de Varsóvia, o Maryś reúne artistas apaixonados pela cultura e pelas tradições da Polônia. No palco, o conjunto apresentou danças e canções folclóricas de diversas regiões do país, além de músicas da antiga Varsóvia e dos grandes bailes nacionais poloneses, com banda ao vivo e figurinos típicos.
Aniversário do município
Em celebração ao aniversário do município, a programação seguiu com o show da dupla sertaneja Adson & Alana, que se apresentou pela primeira vez em Áurea.
Cultura polonesa viva
O prefeito Gilmar Mustefaga destacou que a noite marcou um momento histórico para a cidade. “Foi uma grande festa, com a presença do grupo polonês e um show aberto ao público, celebrando os 150 anos da imigração polonesa no Rio Grande do Sul e os 38 anos do nosso município. A cultura polonesa é muito presente em Áurea, e o poder público tem um papel importante no incentivo e na preservação dessas tradições. Contamos com a Festa da Czarnina, a rota turística Caminhos Poloneses e o Grupo Folclórico Polonês Auresovia, que leva o nome de Áurea. Aqui, a cultura polonesa está viva, e quem nos visita percebe essa presença”, afirmou o prefeito.
Herança cultural
O vice-prefeito Élton Carlos Sirena, o Sireninha, também ressaltou a importância do momento. “Foi uma celebração especial, que nos proporcionou uma apresentação cultural sobre a contribuição dos poloneses na construção do nosso país. Para nós, é motivo de orgulho manter viva essa herança”, disse.
Cultura polonesa representa tudo em Áurea
A secretária de Cultura de Áurea, Daniela Sawicki, reforçou a relevância do evento para a comunidade local. “A cultura polonesa representa tudo em Áurea. Temos cerca de 90% da população descendente de poloneses, então celebrar os 150 anos da imigração polonesa no Rio Grande do Sul é um ato histórico e emocionante”, destacou.