O Município de Marcelino Ramos investiu R$ 143 mil na aquisição de três ensiladeiras de área total, destinadas ao fortalecimento das atividades da agricultura familiar e ao aumento da capacidade de produção de silagem nas comunidades rurais. Os recursos utilizados são provenientes do orçamento municipal.
A compra dos equipamentos foi realizada por meio de licitação pública, que contou com a participação de dez empresas. Após a análise técnica e o cumprimento dos trâmites legais, o processo foi concluído, e as ensiladeiras começaram a ser distribuídas às localidades do interior.
Os novos equipamentos agrícolas são utilizados para colher e triturar plantas forrageiras, como milho, capim e sorgo, destinadas à alimentação animal. Diferentemente dos modelos convencionais, as ensiladeiras de área total possuem plataforma mais ampla e recolhedores que permitem a colheita completa da planta, mesmo quando o plantio ocorre a lanço ou fora do espaçamento em linhas.