A estudante Luiza Arndt Westendorff, do 9º ano da Escola Estadual Francisco de Assis, de Estação, foi selecionada para participar da fase estadual das Olimpíadas do Programa Jovem Empreendedor. A iniciativa ocorre por meio de parceria entre o Instituto Manager e a Administração Municipal.
O projeto elaborado por Luiza consiste na criação de um fone com tecnologia voltada à tradução simultânea de diálogos presenciais entre pessoas que falam idiomas diferentes, mantendo o timbre, a emoção e o tom de voz originais dos usuários. A proposta busca oferecer uma experiência mais natural e humanizada na comunicação entre falantes de diferentes línguas.
A etapa municipal foi realizada no dia 2 de outubro, na Escola Estadual Francisco de Assis, e contou com a presença do prefeito Gé. Na ocasião, três projetos foram classificados para a etapa regional: Auralon, de Maria Eduarda Alvez Lazzari; Kivo, de Kauã Urio Viezorkoski; e HearMe, de Luiza Arndt Westendorff.
Na sequência, os projetos participaram da fase regional, promovida no dia 22 de outubro, na Universidade de Passo Fundo. Nessa etapa, o trabalho desenvolvido por Luiza obteve destaque e avançou para a fase estadual. O projeto vencedor dessa última etapa será incubado por empresas parceiras e receberá, como premiação, uma viagem para conhecer a sede do Google no Brasil, em São Paulo.
O Programa Jovem Empreendedor vem sendo conduzido pela professora Gabriela Smiderle desde 2023. No mesmo ano, o município de Estação obteve destaque na competição estadual, quando o projeto desenvolvido pelas estudantes Ágatha Teixeira e Ana Clara Borgmann Frizzo conquistou o primeiro lugar.