21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Outubro Rosa: o papel transformador do esteticista e cosmetólogo na jornada do câncer de mama

teste
Nagila Zortéa
Por Por: Profª Me. Nagila Zortéa - Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética – URI
Foto Nagila Zortéa

O mês de outubro é marcado por uma das campanhas mais importantes de saúde pública: o Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Muito além das ações médicas, essa causa tem se expandido para diversas áreas da saúde e do bem-estar, destacando o papel essencial do esteticista e cosmetólogo como agente de apoio físico e emocional às mulheres que enfrentam a doença.

Nos últimos anos, o profissional da estética tem ganhado reconhecimento como um aliado fundamental na promoção do autocuidado, autoestima e qualidade de vida durante e após o tratamento oncológico. O câncer de mama não impacta apenas o corpo, mas também a imagem e a identidade feminina e é nesse ponto que o trabalho do esteticista se torna transformador.

Durante a quimioterapia ou radioterapia, muitas pacientes sofrem com a queda de cabelo, ressecamento da pele e enfraquecimento das unhas. Técnicas seguras e personalizadas de estética integrativa, como aromaterapia, reflexologia, cromoterapia e o uso de cosméticos hipoalergênicos, podem proporcionar conforto e aliviar sintomas físicos e emocionais.

Outro destaque é a reconstrução da autoestima por meio de pequenas grandes ações: o design de sobrancelhas, a maquiagem corretiva, o tratamento da pele sensibilizada e o acolhimento humanizado tornam-se terapias de apoio tão valiosas quanto o tratamento médico. Ao se olhar no espelho e se reconhecer novamente, a mulher redescobre sua força e feminilidade.

Além dos atendimentos individuais, muitos esteticistas participam de ações sociais, palestras e mutirões solidários durante o Outubro Rosa, levando informação e cuidado a quem mais precisa. Essas iniciativas reforçam a importância da prevenção e do toque no próprio corpo, incentivando o diagnóstico precoce, que é decisivo para o sucesso do tratamento.

O esteticista, portanto, atua não apenas na beleza, mas na reabilitação da autoconfiança e do bem-estar integral. Seu trabalho contribui para o fortalecimento emocional, para o resgate da vaidade e para a humanização do cuidado.

Na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), o Curso de Estética e Cosmética forma profissionais capacitados e conscientes desse papel transformador. A formação acadêmica prepara o estudante para atuar com ética, sensibilidade e conhecimento técnico em todas as fases do cuidado com o paciente oncológico, promovendo saúde, bem-estar e autoestima.

Neste Outubro Rosa, fica o convite: Valorizar o toque, o autocuidado e o olhar sensível que salva e transforma vidas. Porque cada atendimento estético é também um gesto de amor, bem estar, empatia e esperança.

;