O município de Machadinho confirmou, na sexta-feira, 26, a adesão ao consórcio regional, durante visita do prefeito Sidinei Lopes de Lima à sede da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e da CIRAU, em Erechim. O ato representa a integração da administração municipal ao grupo que reúne diversas cidades da região, com foco na otimização de compras e serviços.
Com a participação no consórcio, Machadinho passa a dispor de alternativas para aquisição de materiais de expediente, itens escolares e veículos destinados à área da saúde. Entre as primeiras ações previstas está a compra de uma van com 20 lugares, adaptada para transporte de pacientes, recurso viabilizado por emenda parlamentar do senador Luiz Carlos Heinze.
De acordo com a administração municipal, a adesão amplia a capacidade de investimento ao possibilitar acesso a mais de 50 atas de registro de preços já disponíveis no consórcio. Para o prefeito Sidinei Lopes de Lima, a iniciativa representa economia e mais eficiência na gestão.
“Estamos economizando e trabalhando com os recursos que temos. Com menos de 6 milhões de arrecadação, buscamos alternativas para reduzir custos e, ao mesmo tempo, prestar serviços de qualidade para a nossa comunidade. Saúde, educação, agricultura e turismo não estão faltando recursos”, destacou.
A iniciativa reforça a estratégia de buscar soluções coletivas para enfrentar desafios orçamentários.