O Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte (Credenor) definiu as propostas que estarão na cédula de votação da Consulta Popular 2025, em plenária ampliada realizada esta semana na URI Erechim. As iniciativas contemplam diferentes áreas estratégicas para a região do Alto Uruguai, como saúde, turismo, cultura e agricultura familiar, e buscam promover desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, além de valorização do patrimônio regional. Foram 29 propostas, e seis escolhidas, conforme segue.
Sistema de saúde para animais de rua e de estimação
Um dos projetos mais inovadores propõe a criação de um sistema de saúde no modelo do SUS para animais, atendendo tanto os de rua quanto os de estimação. A proposta nasce da realidade de muitas famílias que não têm condições de custear tratamentos, o que leva ao abandono ou até à morte dos animais. O sistema prevê atendimento veterinário básico e avançado, além de programas de castração em larga escala, visando controlar o crescimento da população de animais abandonados.
Museus integrados como patrimônio regional
Outra proposta trata da implantação de um sistema sustentável e integrado de museus na região do Alto Uruguai. O levantamento do Credenor aponta que os 32 municípios da região possuem algum tipo de museologia, seja em museus, memoriais, casas típicas, igrejas, cemitérios, acervos comunitários ou particulares. O projeto pretende qualificar e estruturar a rede de museus, preservar e recuperar acervos, padronizar exposições, capacitar profissionais e dar maior visibilidade ao patrimônio cultural, transformando-o em atrativo turístico e econômico.
Turismo ferroviário com bondinhos elétricos
O setor turístico também ganha espaço com a proposta de realização de um estudo de viabilidade para implantação de passeios ferroviários guiados com bondinhos elétricos. A ideia é aproveitar a malha ferroviária que corta a região, atualmente sob concessão da Rumo Logística, para transformá-la em atrativo cultural e turístico. Os bondinhos elétricos seriam uma alternativa sustentável, de menor custo e mais viável do que projetos baseados em trens Maria Fumaça. O estudo deverá mapear trechos críticos, identificar pontos aproveitáveis e projetar composições adequadas.
Trilha “Caminhos da Fé”
Outra proposta prioriza a estruturação da trilha “Caminhos da Fé”, contemplando santuários e grutas da região, como o Santuário Nossa Senhora de Fátima, o Santuário da Santa Cruz e a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, em Aratiba. Atualmente, romeiros percorrem trechos perigosos ao caminhar pelo acostamento de rodovias. O projeto busca criar trilhas alternativas seguras, com pontos de apoio e integração com comunidades locais, fortalecendo também o turismo religioso.
Sucessão familiar no campo
A continuidade da agricultura familiar é o foco de outra iniciativa: a inclusão digital da juventude rural e a gestão sustentável das propriedades. O envelhecimento da população do campo e a saída de jovens têm ameaçado a sucessão familiar. O projeto busca capacitar tecnicamente os jovens, estimular o empreendedorismo, inserir ferramentas digitais no dia a dia das propriedades e valorizar a identidade agrícola local. Além disso, prevê mentorias, grupos de networking e acompanhamento permanente para garantir que os planos de sucessão se consolidem.
Fortalecimento do turismo regional
Por fim, o Credenor incluiu a proposta de fortalecimento da promoção e estruturação do turismo regional do Norte Gaúcho. O projeto foi construído de forma participativa, ouvindo representantes dos municípios, e prevê a elaboração dos Planos Municipais de Turismo, fundamentais para orientar investimentos e captar recursos. A iniciativa também inclui a criação de uma Feira Regional de Turismo, ações de capacitação, produção de materiais promocionais padronizados (revistas, folders, fotografias e vídeos) e aquisição de equipamentos para montagem de estandes em feiras.
Votação
As propostas agora seguem para a votação da Consulta Popular, quando a comunidade regional terá a oportunidade de escolher as prioridades que receberão investimentos do governo estadual em 2026. A votação será de 6 a 10 de outubro. E das seis propostas, as quatro mais votadas serão contempladas, num total de R$ 1,88 milhão, sendo em torno de R$ 471,42 mil cada.