Na terça-feira (13), Ipiranga do Sul sediou a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro de Multi Convivência. O encontro reuniu profissionais da área, representantes do poder público e a comunidade local para discutir o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”.
O objetivo foi avaliar os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao longo de duas décadas, além de encaminhar propostas para a etapa regional da conferência. As discussões foram organizadas em cinco eixos temáticos:
-
Universalização do SUAS – acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
-
Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS – inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
-
Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais – fortalecimento da proteção social, segurança de renda e inclusão social;
-
Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente – incentivo à participação social;
-
Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento.
A programação contou com palestras de Aline Bonez e Tatiane Uecker. Aline abordou a consolidação do SUAS e a importância da proteção social, enquanto Tatiane trouxe experiências práticas de gestão e implementação de políticas públicas.
Participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Cesar Pavinato, a secretária municipal de Assistência Social, Lizandrea de Toledo, vereadores, secretários e coordenadores municipais. O momento cultural ficou por conta do grupo de Danças Urbanas e do Coral Cantar é Viver.