A irrigação voltou a ser tema central na região do Alto Uruguai durante o 1º Fórum Agro + Resiliente, realizado em Cruzaltense, na quarta-feira (14). Cerca de 200 pessoas participaram do Seminário de Irrigação Irriga+RS, promovido no salão da Capela Santo Antônio, em uma manhã dedicada ao conhecimento e à promoção do desenvolvimento sustentável da agricultura.
O subsecretário de Irrigação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Paulo Salerno, apresentou o programa de subvenção direta ao produtor Supera Estiagem. Em sua fala, destacou o número expressivo de projetos protocolados em 2025, evidenciando o crescente interesse dos produtores pelas políticas públicas de incentivo à irrigação.
Em seguida, o extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Gabriel dos Santos, abordou as normas ambientais relacionadas à reservação de água e à irrigação. Foram repassadas orientações sobre o sistema de outorga de uso da água e as atualizações referentes ao licenciamento ambiental para construção de açudes e microbarragens.
O seminário também trouxe relatos de experiências práticas. O produtor Leimar Dallabona compartilhou sua vivência com a irrigação de pastagens em sua propriedade leiteira de 6 hectares. Utilizando irrigação por aspersão movida a motor a diesel, ele destacou a importância da irrigação para manter a produção e permitir a expansão do rebanho.
Já o produtor Joel Avozani relatou a implantação do sistema de irrigação em uma área de 6,5 hectares, destinada a pastagens e grãos. Ele ressaltou que a disponibilidade de um açude foi decisiva para viabilizar o projeto e apontou a necessidade de melhorias na infraestrutura elétrica no meio rural. Segundo Avozani, foram necessárias várias visitas à concessionária até obter a instalação do ponto trifásico, destacando que a irrigação é fundamental para a sustentabilidade da produção familiar.
Encerrando as atividades técnicas, o engenheiro agrônomo e mestre Diego Alessio, da Fazenda Banhado Verde, refletiu sobre a importância do conhecimento técnico aliado à observação da natureza na agropecuária. Compartilhou a experiência da propriedade com o sistema de plantio direto e reforçou que, antes de qualquer intervenção, é essencial realizar o manejo adequado do solo para garantir o armazenamento de água por meio de práticas conservacionistas.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Cruzaltense, André Gazzoni, do vice-prefeito, Rodrigo Sartori, do subsecretário da Seapi, Paulo Salerno, do secretário municipal de Agricultura, Daniel Kraemer, do presidente da Câmara de Vereadores, Sadi Perkhun, da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, da chefe do Escritório Municipal da Emater em Cruzaltense, Angélica Albrecht Gazzoni, e do representante do Sutraf Cruzaltense, Odilon Dall’Agnol.
O Fórum Agro + Resiliente é uma realização da Prefeitura de Cruzaltense, Emater/RS-Ascar e Seapi, com patrocínio de Alfa, Olfar Agro e Vaccaro, e apoio do Banrisul, Grupo Poletto, Sicoob, Cotrisal, Cresol, Sicredi, Comercial São Roque e Arthur Agropecuária.