O município de Cruzaltense sediou o 1º Fórum Agro + Resiliente, na manhã desta quarta-feira (14), um evento pioneiro que reuniu agricultores, autoridades, entidades parceiras e especialistas para debater o futuro da agricultura local com foco em sustentabilidade, irrigação e resiliência climática.
Organizado pelo Governo Municipal, Emater/RS-Ascar e Governo do Estado, com apoio e patrocínio de empresas e instituições comprometidas com o desenvolvimento rural, o evento contou com uma ampla programação técnica e participativa.
Estiveram presentes o prefeito, André Gazzoni, a primeira-dama e chefe do Escritório da Emater, Angélica Gazzoni, o vice-prefeito, Rodrigo Sartori, o presidente da Câmara de Vereadores, Sadi Perkuhn, o secretário Municipal de Agricultura, Daniel Kraemer, a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Angonese, o representante do Sutraf-AU, Odilon Dallagnol, e o subsecretário de Irrigação da SEAPI, Paulo Salerno, que representou o secretário Estadual de Agricultura, Edivilson Brum.
A programação iniciou com a palestra de Paulo Salerno que apresentou o Programa Irriga+RS, ressaltando o papel da irrigação como ferramenta essencial para a segurança hídrica e produtividade nas propriedades. Na sequência, Carlos Gabriel, da Emater, falou sobre as normas ambientais para reservação de água e irrigação, orientando os produtores sobre legalidade e boas práticas.
Logo após houve apresentação de dois agricultores do município, que compartilharam suas experiências reais com projetos de irrigação. Leimar Dallabona relatou o impacto positivo da irrigação, em pastagem de tifton, voltada à bovinocultura de leite, destacando o aumento na produção e na segurança alimentar do rebanho. Joel Avozani, por sua vez, também mostrou como a irrigação transformou a realidade de sua propriedade assegurando produtividade mesmo em períodos de estiagem.
Encerrando o ciclo de palestras, Diego Alessio, da Fazenda Banhado Verde (Faxinal dos Guedes/SC), trouxe uma reflexão sobre a agricultura regenerativa, conceito inovador que une produção sustentável, cuidado com o solo e respeito ao meio ambiente.
O encerramento do evento foi conduzido pelo prefeito, André Gazzoni, que além de gestor, é também engenheiro agrônomo. Ele liderou um debate com os participantes fortalecendo o diálogo e o compromisso do governo municipal com a valorização do agricultor e a construção de um agro mais forte, inovador e preparado para os desafios do futuro.
“Cruzaltense está fazendo história ao reunir o conhecimento técnico, a prática no campo e o apoio das instituições em um só evento. O Fórum Agro + Resiliente é um marco e vamos seguir trabalhando para que o campo seja sempre prioridade em nossa gestão”, afirmou o prefeito Gazzoni.
O evento simboliza mais do que uma ação pontual: é um passo estratégico para tornar Cruzaltense referência em desenvolvimento rural sustentável e resiliente.