Uma comitiva composta por representantes de sete municípios estiveram, nesta segunda-feira (12), em Barra do Rio Azul, para conhecer os projetos da área da agricultura, com foco especial na avicultura e suinocultura. A visita teve como objetivo a identificação de boas práticas de gestão e programas inovadores que possam ser implantados em outros municípios.
Os representantes dos municípios foram recebidos pelo prefeito de Barra do Rio Azul, Anderson Bagatini, pelo vice-prefeito, Airton Pan, o presidente da Câmara de Vereadores, Silvino Madalozzo. Além disso, participaram da recepção os secretários municipais, o gerente da Cresol, Júlio Pan, a gerente regional da Emater, Fernanda Angonese, Técnico Agrícola, Jair Zorzanelo e o extensionista rural e veterinário, Frederico Modri Neto.
O prefeito Anderson deu as boas-vindas aos visitantes, expressando sua satisfação em compartilhar experiências e conhecimentos. Na sequência, Antônio Bianchin, ex-prefeito de São José do Ouro, que organizou a visita, destacou a importância da integração entre municípios com vocação agrícola similar.
O ex-prefeito, Marcelo Arruda, apresentou os projetos desenvolvidos, desde 2017, e os programas implementados para apoiar os produtores locais. Durante a apresentação, foram exibidos os resultados positivos e o impacto das iniciativas nos últimos anos, enfatizando os investimentos realizados pelo Poder Público Municipal em parceria com os produtores.
Esses esforços resultaram em um crescimento significativo no ICMS de Barra do Rio Azul, com um aumento de 9,7% no ano de 2024. Os projetos evidenciam como a colaboração entre o Poder Público e os agricultores pode atingir metas e alavancar o desenvolvimento econômico local.
A comitiva teve a oportunidade de visitar duas granjas em estágios diferentes, observar aviários em funcionamento e início da preparação do terreno para uma nova instalação, proporcionando uma visão bem completa do processo, da concepção até a operação.
A visita contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios de David Canabarro, São Jorge, Água Santa, São José do Ouro, Tupanci do Sul, Santo Expedito do Sul e São João da Urtiga. A troca de experiências e o compartilhamento de práticas bem-sucedidas prometem fortalecer a agricultura regional, beneficiando a todos os envolvidos.