Produtores rurais da região Norte do Rio Grande do Sul participaram, na sexta-feira (11/04), de encontros promovidos pela Emater/RS-Ascar, com foco no uso de tecnologias de irrigação para garantir a segurança hídrica e aumentar a produtividade agrícola. O evento ocorreu no município de Itatiba do Sul, e reuniu agricultores, técnicos e autoridades ligadas ao setor agropecuário.
Seminário em Itatiba do Sul reúne experiências práticas e debate políticas públicas
O principal encontro aconteceu no Clube Uassari, em Itatiba do Sul, durante o Seminário de Irrigação do Programa Irriga+RS. A programação contou com palestras técnicas e a apresentação de dois cases de sucesso que demonstraram, na prática, os benefícios do uso estratégico da irrigação nas propriedades rurais.
O primeiro case foi apresentado pela família Bertuzzi, de Itatiba do Sul. Com uma propriedade de 10 hectares, sendo três destinados a pastagens irrigadas, os produtores atuam na suinocultura integrada e bovinocultura de leite. O investimento em irrigação surgiu como alternativa para aumentar a produção de leite, reduzir os impactos da estiagem e aproveitar os dejetos da suinocultura na fertirrigação, reduzindo os custos com fertilizantes.
Já o segundo exemplo foi trazido pela família Szefer, de São Valentim. Os produtores cultivam sete hectares de videiras, além de áreas com laranja e noz-pecã. Desde 2011, mantêm uma cantina própria para a produção de vinhos e, atualmente, irrigam 4,5 hectares de vinhedos por meio de um sistema de gotejamento. O objetivo é garantir estabilidade hídrica e aumento da produtividade. Nos parreirais irrigados, a produção pode alcançar até 30 toneladas por hectare, enquanto nos não irrigados o rendimento médio é de 25 toneladas.
Durante o evento, Valdomiro Hass, chefe da Divisão de Infraestrutura e Crédito da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), apresentou as diretrizes do programa estadual de irrigação e os critérios de acesso, destacando que o edital está aberto para o recebimento de projetos. Até o momento, mais de 700 projetos já foram enviados, o que pode representar um aumento de mais de 10 mil hectares irrigados no Estado.
Na região de Erechim, a segunda fase do programa Supera Estiagem já elaborou 38 projetos entre 2024 e 2025, e outros seis estão em fase de preparação.
O seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Seapi, com apoio da Prefeitura de Itatiba do Sul.