21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Famílias compartilham experiências com irrigação durante seminário da Emater/RS-Ascar

Produtores da região Norte do RS relatam resultados práticos com diferentes sistemas de irrigação, em encontro realizado em Itatiba do Sul

teste
Famílias compartilham experiências com irrigação durante encontros.jpg
Por Assessoria Emater/RS-Ascar
Foto Divulgação

Produtores rurais da região Norte do Rio Grande do Sul participaram, na sexta-feira (11/04), de encontros promovidos pela Emater/RS-Ascar, com foco no uso de tecnologias de irrigação para garantir a segurança hídrica e aumentar a produtividade agrícola. O evento ocorreu no município de Itatiba do Sul, e reuniu agricultores, técnicos e autoridades ligadas ao setor agropecuário.

Seminário em Itatiba do Sul reúne experiências práticas e debate políticas públicas

O principal encontro aconteceu no Clube Uassari, em Itatiba do Sul, durante o Seminário de Irrigação do Programa Irriga+RS. A programação contou com palestras técnicas e a apresentação de dois cases de sucesso que demonstraram, na prática, os benefícios do uso estratégico da irrigação nas propriedades rurais.

O primeiro case foi apresentado pela família Bertuzzi, de Itatiba do Sul. Com uma propriedade de 10 hectares, sendo três destinados a pastagens irrigadas, os produtores atuam na suinocultura integrada e bovinocultura de leite. O investimento em irrigação surgiu como alternativa para aumentar a produção de leite, reduzir os impactos da estiagem e aproveitar os dejetos da suinocultura na fertirrigação, reduzindo os custos com fertilizantes.

Já o segundo exemplo foi trazido pela família Szefer, de São Valentim. Os produtores cultivam sete hectares de videiras, além de áreas com laranja e noz-pecã. Desde 2011, mantêm uma cantina própria para a produção de vinhos e, atualmente, irrigam 4,5 hectares de vinhedos por meio de um sistema de gotejamento. O objetivo é garantir estabilidade hídrica e aumento da produtividade. Nos parreirais irrigados, a produção pode alcançar até 30 toneladas por hectare, enquanto nos não irrigados o rendimento médio é de 25 toneladas.

Durante o evento, Valdomiro Hass, chefe da Divisão de Infraestrutura e Crédito da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), apresentou as diretrizes do programa estadual de irrigação e os critérios de acesso, destacando que o edital está aberto para o recebimento de projetos. Até o momento, mais de 700 projetos já foram enviados, o que pode representar um aumento de mais de 10 mil hectares irrigados no Estado.

Na região de Erechim, a segunda fase do programa Supera Estiagem já elaborou 38 projetos entre 2024 e 2025, e outros seis estão em fase de preparação.

O seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Seapi, com apoio da Prefeitura de Itatiba do Sul.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;