21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Valorizar conhecimento, incentivar produção sustentável e fortalecer autonomia das mulheres no campo

Este é o trabalho da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Cruzaltense, com grupo de 170 mulheres, sobre uso de plantas bioativas até segurança e soberania alimentar, saúde, bem-estar e fortalecimento do vínculo comunitário

teste
Grupo
Grupo
Grupo
Grupo
Grupo
Grupo
Grupo
Por Redação
Foto Divulgação

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruzaltense, tem desempenhado um papel fundamental na organização das mulheres rurais, promovendo iniciativas que impactam positivamente na vida das agricultoras e suas comunidades. Atualmente, nove grupos de mulheres, somando 170 participantes, estão engajados em atividades que vão desde o uso de plantas bioativas até a segurança e soberania alimentar, passando por temas como saúde, bem-estar e fortalecimento do vínculo comunitário.

Cada grupo, identificado por uma cor específica, representa uma linha ou comunidade rural, com coordenação local que contribui na execução das atividades. A Prefeitura Municipal, empenhada em fortalecer esses grupos, entregou camisetas de identificação para cada um deles, simbolizando o apoio e a valorização do trabalho desenvolvido pelas mulheres.

Impacto das ações

Com o apoio técnico e organizacional da Emater/RS-Ascar e o incentivo da prefeitura, esses grupos têm desenvolvido atividades que valorizam o conhecimento tradicional, incentivam a produção sustentável e fortalecem a autonomia das mulheres no campo.

Entre as iniciativas

Plantas bioativas

Uso de plantas bioativas para a promoção da saúde, resgatando e ampliando o conhecimento sobre a identificação e o uso seguro das plantas para fins alimentícios e medicinais.

Segurança e soberania alimentar

Produção de alimentos saudáveis e diversificados, garantindo qualidade de vida às famílias rurais.

Fortalecimento comunitário

Espaços de diálogo, troca de experiências e apoio mútuo entre as mulheres.

Bem-estar

Promoção de atividades que contribuem para a saúde física e mental, envolvendo rodas de conversa e oficinas de elaboração de cosméticos naturais.

Protagonismo feminino no campo

O trabalho da entidade e da prefeitura vai além do apoio técnico, porque reconhece e valoriza o papel, fundamental, que as agricultoras desempenham na sustentabilidade das propriedades rurais e na preservação das tradições locais. “Esses grupos são exemplos de como a união e a organização podem transformar realidades. As mulheres estão mostrando que é possível conciliar trabalho, autocuidado e qualidade de vida no campo”, destaca Angélica Gazzoni, extensionista rural social da Emater/RS-Ascar.

A Administração Municipal, por sua vez, reforça seu compromisso com o desenvolvimento rural e o empoderamento das mulheres. “A entrega das camisetas é um gesto simbólico, mas que representa nosso apoio e reconhecimento ao trabalho dessas mulheres, que são pilares fundamentais para o crescimento e a sustentabilidade de nossa comunidade”, afirma o prefeito de Cruzaltense, André Gazzoni.

Os grupos 

1. Mulheres Primavera (Linha Cecato) – Coordenadora Leodite Baruffi

2. Mulheres Pedras Preciosas (Linha Treze) – Coordenadora Márcia Bartzsh

3. Mulheres Girassol (Linha São Roque) – Coordenadora Simone Dallagnol

4. Mulheres Lago Azul (Linha Progresso) – Coordenadora Carmelina Zulian

5. Mulheres Florescer Rural (Linha Santa Catarina) – Coordenadora Deonira Tabaldi

6. Mulheres Nova Geração (Linha Coxilha Seca) – Coordenadora Sandra Secco

7. Mulheres Unidas Venceremos (Linha Santa Cruz) – Coordenadora Gabriele Degarais Krause

8. Mulheres Entre Amigas (Linha Nove) – Coordenadora Jane Karg

9. Mulheres Artes e Sabores (Linha Nossa Senhora de Lourdes) – Coordenadora Renata Vitter

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas