O prefeito de Gaurama, Eliezer Vagner Zanatta, assinou, nesta sexta-feira (21), o decreto de situação de emergência. O documento foi embasado no laudo de estimativa de perdas elaborado pela EMATER e no acompanhamento feito pela Secretaria da Agricultura e Defesa Civil do município.
Conforme números apresentados, o município de Gaurama tem uma estimativa de R$ 19 milhões em prejuízos que abrangem, principalmente, a cultura da soja, do milho safrinha, a erva-mate e a atividade leiteira. Por exemplo, as perdas na produtividade da erva-mate atingiram 500 hectares da cultura. “As perdas na produção de leite, no período da estiagem, chegam a 580.800 litros”, afirma a Emater.
Durante o mês de março foi registrado, no município, apenas 22,1 milímetros de chuva, o que agrava ainda mais a situação. Segundo a Emater, a estiagem iniciou em 20/12/2024 e tem se mantido até o momento, com baixa precipitação, e quando ocorrem chuvas se dão de maneira irregular e com baixos volumes. “Outro fator que agravou os danos no meio rural foram as ondas de calor, nos meses de janeiro e fevereiro, atingindo temperaturas recordes para a região, que acelera e acentua os sintomas da estiagem”, disse a Emater.
A Prefeitura de Gaurama vem monitorando e entende as dificuldades enfrentadas pelos afetados, em especial os agricultores. Dentro de suas possibilidades, não medirá esforços para amenizar os impactos ocasionados por essa intempérie climática.