21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Perdas podem chegar R$ 19 milhões em Gaurama devido à seca

Prefeito, Eliezer Vagner Zanatta, assinou decreto de situação de emergência em função da estiagem. Setores produtivos mais afetados são a cultura da soja, milho safrinha, erva-mate e atividade leiteira

teste
Perdas na soja
Falta de água
Redução do volume de água nos rios
Soja afetada pela seca
Sem desenvolvimento
Prefeito assina decreto de emergência
Por Redação
Foto Emater de Gaurama

O prefeito de Gaurama, Eliezer Vagner Zanatta, assinou, nesta sexta-feira (21), o decreto de situação de emergência. O documento foi embasado no laudo de estimativa de perdas elaborado pela EMATER e no acompanhamento feito pela Secretaria da Agricultura e Defesa Civil do município.

Conforme números apresentados, o município de Gaurama tem uma estimativa de R$ 19 milhões em prejuízos que abrangem, principalmente, a cultura da soja, do milho safrinha, a erva-mate e a atividade leiteira. Por exemplo, as perdas na produtividade da erva-mate atingiram 500 hectares da cultura. “As perdas na produção de leite, no período da estiagem, chegam a 580.800 litros”, afirma a Emater.

Durante o mês de março foi registrado, no município, apenas 22,1 milímetros de chuva, o que agrava ainda mais a situação. Segundo a Emater, a estiagem iniciou em 20/12/2024 e tem se mantido até o momento, com baixa precipitação, e quando ocorrem chuvas se dão de maneira irregular e com baixos volumes. “Outro fator que agravou os danos no meio rural foram as ondas de calor, nos meses de janeiro e fevereiro, atingindo temperaturas recordes para a região, que acelera e acentua os sintomas da estiagem”, disse a Emater.

A Prefeitura de Gaurama vem monitorando e entende as dificuldades enfrentadas pelos afetados, em especial os agricultores. Dentro de suas possibilidades, não medirá esforços para amenizar os impactos ocasionados por essa intempérie climática.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;