Integrando as comemorações do aniversário de 66 anos de Viadutos, o município vai sediar a 5ª Festa Estadual da Abertura da Colheita da Erva-Mate, que ocorrerá no dia 28/05/2025.
Uma comitiva visitou o local da realização do evento, nesta terça-feira (11), para listar os ajustes necessários na infraestrutura, para oferecer aos visitantes e autoridades, a oportunidade de demonstrar como se cultiva a erva-mate, conhecendo a planta, o processo de cultivo, colheita, produção e industrialização, com mostra de produtos e consumo, bem como, a cultura gaúcha e a tradição.
No grupo, estava o prefeito de Viadutos, André Sperotto; o vice-prefeito, Sérgio Bebber; secretário de Agricultura, Adair; coordenador administrativo do IBRAMATE, Ismael Rosset; presidente do Indumate, Genil Michelon; vice-presidente do IBRAMATE, Cleomar Henrique Konzen; gerente regional da EMATER, Fernanda Angonese; técnico da Emater de Viadutos, Antônio Pandolfo; e a comissão organizadora do evento.
Seguindo os trabalhos, a equipe de divulgação e organização do evento cumpriu extensa agenda visitando e formalizando o convite da 5ª edição para quatro indústrias ervateiras do município de Viadutos: Ervateira Munaro, Ervateira Basso, Ervateira Baldissera e Ervateira São Francisco. E, também, para cinco empresas do município de Áurea: Ervateira Seiva Pura, Ervateira Erva Boa, Ervateira Auriense, Ervateira 25 e Ervateira Tchê.
Secas
O setor da erva-mate sofreu com as secas frequentes e outras dificuldades, como de exportação. Por isso, a 5ª edição estadual do evento, será um momento importante do setor para reflexão, discussão e incremento de inovações e tecnologias, para conhecimento dos agricultores, indústria e trabalhadores do setor, bem como os consumidores, que terão acesso a novos produtos da erva-mate no evento.
Expodireto Cotrijal
Nesta quinta-feira (13), alguns membros da comissão, representando o município de Viadutos, divulgaram a 5ª Festa Estadual da Abertura da Colheita da Erva-Mate na Expodireto.