21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Aberta oficialmente a colheita da soja em Ipiranga do Sul

O prefeito, Marco Antonio Sana, ressalta que, apesar dos desafios da estiagem, a colheita ainda assim representa um momento importante para a comunidade. A estimativa é que a safra tenha perdas significativas na produtividade em função da seca

teste
Ipiranga do Sul
Safra com perdas
Início
Grãos
Por Redação
Foto Divulgação

O município de Ipiranga do Sul deu início à colheita da soja, nesta quarta-feira (5), evento marca uma das principais etapas da produção agrícola do município. Autoridades locais participaram da abertura oficial da colheita, como o prefeito, Marco Antonio Sana, a vice-prefeita, Luciana Folle, o secretário de Agricultura, Erlon Amauri Baruffi, além de produtores rurais.

O evento ocorreu na Linha Salgado Filho, onde os primeiros grãos foram colhidos para dar início à safra. A colheita da soja é um dos momentos mais aguardados pelos produtores, que estimam sempre bons resultados. No entanto, este ano, a expectativa é de uma safra abaixo do esperado devido aos impactos da estiagem que afetaram o município e a região.

A estiagem severa, nos últimos meses, provocou uma redução significativa na produtividade dos grãos. Conforme levantamento realizado pela Emater-RS/Ascar e pela Secretaria de Agricultura do município, a previsão é de que a colheita em Ipiranga do Sul tenha perdas significativas na produção de soja. As altas temperaturas e a falta de chuvas prejudicaram o desenvolvimento da cultura, que lidera a produção no município.

O prefeito, Marco Antonio Sana, ressalta que, apesar dos desafios da estiagem, a colheita ainda assim representa um momento importante para a comunidade. “A colheita da soja é um reflexo do trabalho árduo dos nossos produtores, e, mesmo diante das dificuldades causadas pela falta de chuva, estamos aqui para apoiar e considerar a dedicação de todos”, pontuou Sana.

A vice-prefeita, Luciana Folle, e o secretário de Agricultura, Erlon Amauri Baruffi, também manifestaram apoio aos produtores e desejaram um bom trabalho nesse período que exige maior cuidado a fim de evitar possíveis acidentes. 

Em relação à estiagem, o município decretou Situação de Emergência e aguarda a homologação do estado. A medida visa apoiar os produtores agilizando as ações emergenciais para minimizar os danos e garantir o suporte necessário, principalmente na agricultura e no abastecimento de água.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;