Nesta semana, o município de Gaurama iniciou a Jornada Pedagógica de 2025 com o Workshop de Formação de Professores, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, em parceria com a professora Josiéli Tonin Pagliosa. O evento, que reuniu professores e funcionários da rede pública de ensino local, focou na troca de experiências sobre a prática pedagógica e no intercâmbio de conhecimentos entre Brasil e China, especialmente no que se refere à educação.
A abertura oficial contou com a presença do vice-prefeito municipal, Gilmar José Saccomori, e da Secretária Municipal de Educação, Enir Feldens, que destacaram a importância da jornada pedagógica para o aprimoramento da educação no município.
A experiência chinesa na educação: Reflexões e aprendizados
O tema central do workshop foi a análise do modelo educacional chinês, país que, em menos de quatro décadas, passou de uma posição inferior no ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) para ocupar as primeiras posições, consolidando-se como uma referência global em educação. A professora Josiéli Tonin Pagliosa, com sua experiência no intercâmbio educacional, trouxe insights valiosos sobre o sistema chinês e suas práticas inovadoras.
Os pontos evidenciados foram a valorização da educação e do professor na China, onde a educação é tratada como prioridade nacional, e os professores são altamente respeitados e valorizados por toda a sociedade, incluindo estudantes, famílias e governantes.
Outro aspecto relevante abordado no workshop foi o sistema de escolas de tempo integral, onde o trabalho de resgatar habilidades não atingidas pelos alunos é feito de forma individualizada e acompanhada semanalmente. Isso demonstra um comprometimento contínuo com a aprendizagem e a formação integral dos estudantes.
"Lesson Study" e a troca de experiências entre professores
Um dos pilares do sistema educacional chinês, que foi discutido na ocasião, foi o "Lesson Study", um modelo colaborativo onde os professores observam as aulas uns dos outros e, após a atividade, se reúnem para analisar e refletir sobre as práticas pedagógicas. Esse processo permite que os educadores se aprimorem constantemente, discutam estratégias de ensino e aprimorem o processo de aprendizagem de forma coletiva. Durante o workshop, muitos questionamentos surgiram entre os participantes sobre como adaptar essas práticas para a realidade brasileira e, especificamente, para o município de Gaurama.
A interação entre os professores durante o evento também foi um ponto forte, proporcionando um espaço para discussões profundas sobre as realidades distintas das práticas pedagógicas no Brasil e na China.
Próximos passos: formação contínua e workshops futuros
Este workshop foi o primeiro de uma série de encontros que acontecerão ao longo do ano, visando o desenvolvimento contínuo das redes municipais, estaduais e privadas de ensino. Na próxima semana o evento será realizado com os professores da rede municipal de ensino de Viadutos.
A atividade foi elaborada ao longo dos últimos quatro meses em conjunto com os 10 Medalhistas de Ouro da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio do Brasil (OPMbr), com o apoio do Conselho Executivo e do Conselho Acadêmico, e contou com a presença de renomados professores e pesquisadores no campo da Educação Matemática, tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Ao final do evento, ficou claro que o intercâmbio de práticas pedagógicas, como o analisado no workshop, é essencial para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e fomentar uma educação cada vez mais inovadora e alinhada às necessidades do século XXI.