Depois de 40 anos de espera, a população de Cruzaltense tem pelo menos um acesso asfáltico ao município. A obra foi inaugurada, no fim da tarde de quarta-feira (22), com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite; diretor-geral do DAER, Luciano Faustino da Silva; prefeito de Cruzaltense, André Gazzoni; prefeito de Campinas do Sul, Paulo Batistti; prefeito de Benjamin Constant do Sul, Nilton Valentini; prefeito de Faxinalzinho, James Torres; prefeitos da região, autoridades, grande público regional e imprensa. A cerimônia foi realizada quase na divisa entre os dos municípios, um quilômetro antes de chegar a Cruzaltense.
A pavimentação do acesso municipal a Cruzaltense, na ERS-483, tem extensão total de 3,66 quilômetros e recebeu R$ 9,1 milhões de investimentos do Tesouro do Estado, via programa Avançar.
Na ocasião, o governador, Eduardo Leite, também assinou a ordem de início das obras de ligação asfáltica de Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho na ERS 487, com extensão de 17 quilômetros.
DAER
“Esta estrada foi sonhada por tantas décadas e, hoje, virou realidade. O acesso de Cruzaltense a Campinas do Sul mudou a realidade da região”, afirma o disse o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino da Silva, que iniciou os pronunciamentos.
Benjamin Constant do Sul
“As obras estão acontecendo e o Rio Grande agradece muito, é muito bom ter pessoas que se dedicam ao Rio Grande. Há 50 anos as estacas eram cravadas, mas agora virou realidade. Muito obrigado a todos que se envolveram”, ressalta o prefeito de Benjamin Constant do Sul, Nilton Valentini.
Faxinalzinho
O prefeito de Faxinalzinho, James Torres, disse que a obra entre Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho é extremamente importante. “São dois municípios que têm muito a crescer e esta obra vai fazer muita diferença pra nós. Nosso muito obrigado”, disse o prefeito James.
Famurs
“Quando se entrega um acesso asfáltico, sabemos o quanto isso muda a vida das pessoas, porque cada cidadão quer continuar morando onde é feliz, na cidade onde mora, onde nasceu, e pra isso a gente tem que ter a infraestrutura mínima que, entre elas, é o acesso asfáltico. A região Alto Uruguai, que era a mais desassistida do Rio Grande do Sul, em 2019, tinha 10 cidades sem acesso asfáltico, seis foram realizados, dois serão assinados a ordem de início. Neste ano de 2025, vamos ver Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul, para poder ter os 32 municípios conectados. Quando temos um governo do Estado municipalista e estão lado das entidades e da população tudo fica mais fácil”, comenta o presidente da Famurs, Marcelo Arruda.
Campinas do Sul
“Hoje é um dia de festa e agradecimento. Não teve governo que investiu tanto e tanto mudou a história da região Alto Uruguai. Só temos a agradecer por estar mudando a história e trazendo qualidade de vida para a região”, destaca o prefeito de Campinas do Sul, Paulo Batistti.
Cruzaltense
“Este é um fato histórico para os municípios. É difícil descrever em palavras o que o acesso asfáltico faz. O asfalto traz desenvolvimento e dignidade para pessoas”, ressalta o prefeito de Cruzaltense, André Gazzoni.
Governador
O governador, Eduardo Leite, disse que este é um momento de celebração, de comemoração de um desejo de muitos anos, e que cada sonho que é realizado abre espaço para que outros aconteçam. “Abrimos caminhos para os sonhos, porque o Rio Grande do Sul até seis anos atrás vivia momentos de pesadelos, porque devia e os investimentos ficavam para trás. De 62 municípios sem acesso asfáltico no RS 24 já estão entregues, temos 19 em obras, e o restante finalizando projeto, em licitação. A gente celebra Cruzaltense, Campinas do Sul e quem entra em execução, Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho. Conseguimos realizar tantas coisas e voltamos a ter a capacidade de sonhar. Já mostramos que somos capazes de virar o jogo, resolver os problemas, encaminhar soluções, e olhar pro Rio Grande do Sul com confiança e o futuro que todos os gaúchos merecem”, ressalta o governador.