A Prefeitura de Centenário, por meio da Secretaria de Agricultura, começou a colheita da silagem de milho utilizando novos equipamentos adquiridos recentemente. Faz parte das novas aquisições uma máquina ensiladeira frontal e uma caçamba adaptada para o caminhão do município. Estes investimentos visam modernizar o serviço, garantindo mais agilidade e eficiência no processo.
Com os novos equipamentos, tanto a equipe técnica quanto os produtores têm altas expectativas para a safra. A ensiladeira frontal, por exemplo, elimina a necessidade da colheita manual nas beiradas, tarefa anteriormente realizada pelos produtores, enquanto a caçamba otimiza o transporte da lavoura até o silo.
Programas de incentivo
De acordo com o prefeito de Centenário, Genoir Florek (Neninho), a administração municipal apoia continuamente o setor agrícola, especialmente, a bacia leiteira, que é fundamental para a economia local. “Além da silagem, o município oferece outros programas de incentivo, como custeio na inseminação artificial, distribuição de adubo, pagamento de juros em investimentos em infraestrutura, e subsídio de horas-máquina para produtores que utilizam equipamentos próprios”, observa o prefeito Neninho.
Outro diferencial do município é a gratificação aos servidores responsáveis pelo serviço de silagem, permitindo que os produtores não assumam com custos de horas-extras. “A bacia leiteira fortalece a economia local, porque os produtores compram praticamente todos os insumos no próprio município, o que gera mais ICMS tanto no campo quanto no comércio”, enfatizou o prefeito.
Centenário destina cerca de R$ 1 milhão ao setor agropecuário, reforça seu compromisso com o desenvolvimento rural e o fortalecimento da economia local.