Uma chuva de granizo atingiu o município de Sertão, na tarde de quarta-feira (8), a precipitação iniciou, por volta das 15h30, em algumas comunidades próximas ao centro da cidade e se estendeu para a região do rio Bonito, na comunidade de Santo Antônio e depois na comunidade São Judas, trazendo muitos prejuízos para a agricultura.
Segundo extensionista rural da Emater de Sertão, o engenheiro agrônomo, Edgar Frank, a chuva de granizo prejudicou cerca de 10 propriedades rurais. “Choveu em torno de uns 45 milímetros, nestas duas comunidades, com até 25% de perdas nas lavouras. Tínhamos uma expectativa de 70 a 80 sacas por hectare na produtividade destas lavouras, que estavam bem estabelecidas, com sanidade excelente, os agricultores já estavam indo para o segundo tratamento fitossanitário, eram lavouras com bom potencial produtivo e que agora foram muito afetadas pelo granizo”, explica ele.
Ele comenta que esta chuva, de quarta-feira, não estava prevista e ainda mais com ganizo. “Não havia previsão de temporal, no entanto, a temperatura ficou muito alta, se formaram nuvens e, de repente, veio a chuva. Temos comunidades no município em que não choveu nada e isso contribui para agravar o estresse hídrico da soja. Já em outras a chuva passou de 40 milímetros. Ainda temos lavouras que estão sofrendo com a falta de chuva”, disse.
O município de Sertão tem a maior área plantada de soja da região, com 31 mil hectares cultivados, no total. A região Alto Uruguai cultiva 254.645 hectares de soja, que teve um aumento de 2,6% na área em relação à safra passada, segundo informações da Emater/RS-Ascar de Erechim.