Após passar pelos municípios de Sananduva e Vacaria, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Paparico Bacchi, encerrou a agenda do dia 1º de janeiro em Centenário com a participação na cerimônia de posse do prefeito Genoir Florek (PL), do vice-prefeito Cassio Koncenti e dos vereadores.
O evento, realizado em clima de celebração, contou com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade. Em seu pronunciamento, o deputado elencou as principais ações realizadas no Alto Uruguai que teve os seus esforços para o desenvolvimento da região, entre elas a construção do asfalto da ERS-477, trecho entre São João da Urtiga a Carlos Gomes e de Centenário a Áurea, e o aporte de recursos para o Hospital Santa Terezinha, em Erechim.
“Essas obras tem as mãos de muitas pessoas e entre elas a desse deputado que vocês elegeram para o primeiro e segundo mandato e graças a votação de vocês estou na vice-presidência do parlamento gaúcho. Estar em Centenário é vir à minha casa e dos meus familiares e amigos que me ajudaram ao longo do tempo”, comentou.
Na eleição municipal, em outubro de 2024, o Partido Liberal ficou em segundo colocado com o maior número de prefeitos eleitos no Alto Uruguai, com cinco gestores no executivo e 33 vereadores em 16 municípios, somando 27.500 votos.
O prefeito Genoir Florek destacou a relevância da parceria com o deputado e com o governo estadual para fortalecer iniciativas locais em benefício da população. Florek também assumirá o cargo de vice-presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) neste ano e a presidência da entidade em 2026. A definição foi feita em dezembro durante uma reunião com os prefeitos eleitos do PL e lideranças regionais, no Escritório Regional do deputado Paparico Bacchi, em Erechim.
Os vereadores de Centenário também foram empossados na noite de quarta-feira, sendo eles: Adair Preczewski (PP), Adelcio Jose Ziger (PT), Alceu Marcelo Katafesta (PT), Claudio Kanigoski (PP), Everton Carlos Fiori (PP), Daiana Kriger (PP), Paulo Cezar Klos (PP), William Cesar Kaminski (PT), João Pedro Prilla (PT).