Neste mês de dezembro, Gaurama celebra seus 70 anos de história, e no último domingo (15), a cidade seguiu às comemorações com a inauguração de dois importantes espaços culturais: o Espaço Histórico-Cultural Waldemar de Barros Garcia Bombeiro-Ferroviário e o Espaço Histórico Estação Barro.
Espaço Histórico-Cultural
A cerimônia teve início com a inauguração do Espaço Histórico-Cultural Waldemar de Barros Garcia Bombeiro-Ferroviário, em homenagem a Waldemar de Barros Garcia, que foi responsável pelo abastecimento de água para os trens de Gaurama desde a década de 1930 até sua aposentadoria nos anos 1950. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e familiares do homenageado.
O espaço está localizado próximo aos reservatórios construídos pela empresa ferroviária belga, quando o trem chegou à cidade nos anos 1910. Ali, a estação servia como ponto de abastecimento das marias-fumaças com água e lenha, sendo necessário bombear a água para levar até o morro. Waldemar de Barros Garcia, bombeiro-ferroviário, residia com sua família nas proximidades, e até hoje é possível ver os vestígios das fundações da residência e da tubulação no local.
Naquela época, o trabalho de abastecer os trens exigia cuidados rigorosos, com o fogo alimentando a caldeira e a água sendo mantida no nível necessário para garantir o funcionamento dos trens, de acordo com o horário de chegada e partida.
Espaço Histórico Estação Barro
Já o Espaço Histórico Estação Barro, localizado na saída de Gaurama, foi entregue à comunidade com seis painéis que representam a história e a cultura local. As obras, criadas pelo artista Kelvin Koubik, retratam o brasão do município, a Estação Barro Gaurama, a chegada dos imigrantes alemães e italianos, a natureza local e a importância da educação para o futuro.
O prefeito de Gaurama, Leandro Puton, comentou sobre a infraestrutura desenvolvida nos últimos anos, tanto na cidade quanto no interior, o que permitiu o aperfeiçoamento dos espaços públicos. "Buscamos criar um pórtico inovador para a cidade, com painéis que retratam a colonização e as etnias que chegaram ao município no século passado. Nosso objetivo foi construir um processo de desenvolvimento econômico e social baseado na história de Gaurama. Por isso, nos desafiamos a realizar obras como essa", destacou Puton.