O Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região realizou agenda de reuniões em Brasília visando segundo momento de expansão de atividades e reconhecimento nacional, para efetivação de novos acordos.
Nos próximos dias, através dos Gabinetes dos Senadores Jorge Seif (SC) e Luiz Carlos Heinze (RS), estará sendo encaminhado Projeto de Lei à Comissão de Desenvolvimento de Turismo e Desenvolvimento Regional, do Congresso Nacional, liderada pelo Senador Marcelo Castro ( MG), para que a Rota Judaica seja formalmente considerada de Interesse Público Nacional, colocando-a assim em status formal para parcerias diversas e perpetuando sua existência. O encaminhamento tem o apoio do Senador Davi Alcolumbre.
Deputados Federais como Covatti Filho ( RS), Luciano Zucco (RS) e Marcelo Crivella ( RJ) incorporaram-se à rede de apoiadores do Polo de Turismo Judaico, na valorização da região do Alto Uruguai gaúcho, e também da participação da imigração judaica pelo sul como relevante na formação do país.
Através do Ministério do Turismo serão feitos os encaminhamentos necessários para a inserção, em rápido espaço de tempo, do município de Quatro Irmãos no Mapa Oficial do Turismo brasileiro, permitindo o acesso a diversos programas de recursos financeiros para melhorias na rota judaica, sua estrutura, sinalização e integração de seus eventos, como a Jornada Médica Internacional, nas ações incentivadas.
Junto ao Iphan – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico – junto ao Ministério da Cultura, foram analisadas possibilidades de inclusão de edificações, como o prédio do Antigo Hospital Leonardo Cohen, as ruínas da primeira Cooperativa Força e Luz privada do Brasil em Quatro Irmãos, assim como o espaço de micves ( local de banhos rituais) redescobertas no bairro de Baronesa Clara / Chalé, possam receber proteção oficial.
Já a Embaixada de Israel está engajada na perspectiva de divulgar internacionalmente os eventos do Polo, assim como apoiar, em breve a ser lançado, o 1º Encontro Agrotech Brasil – Israel em Quatro Irmãos.
A agenda foi realizada pelo Prefeito de Quatro Irmãos, Giovan Poganski, pelo Chefe de Gabinete e Presidente da Comissão do Polo, Duti Quadros, pelo Secretário de Meio Ambiente Ademar Carvalho, e pelo Secretário do Polo de Turismo, Sergio Lerrer.