21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Tarde de Campo em Viadutos avalia cultivares de cereais para etanol

teste
A Tarde de Campo aconteceu na última terça-feira na unidade experimental do Colégio Agrícola de Viad
A Tarde de Campo aconteceu na última terça-feira na unidade experimental do Colégio Agrícola de Viad
Por Assessoria de Comunicação
Foto ASCOM/Emater-RS

O evento foi realizado na última terça-feira, dia 29, em parceria com a EMATER/RS-ASCAR, professores, funcionários e alunos do Colégio Agrícola

Nesta terça-feira, 29, ocorreu uma Tarde de Campo na unidade experimental do Colégio Agrícola de Viadutos, onde foram avaliadas cinco cultivares de trigo, triticale e cevada da EMBRAPA TRIGO, incluindo duas variedades de triticale (BRS Saturno e Zenite), duas de cevada (Entre Safra e Korbel) e o trigo BRS Bela Jóia.

O evento foi realizado em parceria com a EMATER/RS-ASCAR, professores, funcionários e alunos do Colégio Agrícola, além da empresa BVL Vida, especializada em nutrição biológica. A abertura contou com a presença do Engenheiro Agrônomo Valdir Zonin, Supervisor Regional da Emater, e outros representantes da área.

Durante a avaliação, destacou-se o excelente desenvolvimento das cultivares, que oferecem tripla aptidão: servem para silagem, mercado de panificados e etanol, graças ao alto teor de amido e proteína. Um ponto relevante foi a redução de custos, já que não foi necessária a utilização de ureia convencional ou tratamentos fitossanitários, substituídos por produtos biológicos da BVL. Isso resultou em uma economia estimada de R$ 1.000,00 por hectare, mantendo um rendimento semelhante ao sistema convencional.

Adicionalmente, a fertilização biológica fortaleceu o sistema radicular e a parte aérea das plantas, prevenindo o acamamento. Outro experimento com as mesmas cultivares está em andamento na Unidade Experimental MUAGRO, em Gaurama, com coletas de amostras para análises laboratoriais de amido e proteína em parceria com a FZ Bioenergia.

Agricultores interessados na nova tecnologia podem buscar mais informações nos escritórios da EMATER, que também recomenda o uso em milho, soja, feijão, sorgo-grão, hortaliças, floricultura e fruticultura.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas