A 18ª edição do Fest Vinho foi realizada na noite do último sábado (31), em Maximiliano de Almeida, com uma cerimônia que ressaltou a força, a união e a resiliência do povo gaúcho. O evento, que é um marco na celebração da cultura local, reuniu a comunidade para celebrar o cultivo da uva e a produção de vinho, símbolos de tradição e dedicação na região.
Durante a abertura, destacou-se a capacidade dos gaúchos de transformar desafios em novas oportunidades, ressaltando a importância da solidariedade e do recomeço em cada ciclo da vida. "Vivemos em uma terra marcada pela força e pela coragem, onde a união é nossa maior riqueza", comentaram os cerimonialistas, ao enfatizar o orgulho de pertencer ao Rio Grande do Sul.
O Fest Vinho, mais do que uma celebração, é uma homenagem aos viticultores e suas famílias, que com esforço e dedicação, mantêm viva a tradição do cultivo da uva e a produção de vinhos de alta qualidade. "Essa 18ª edição é um símbolo do que somos e do que podemos conquistar quando estamos juntos", afirmou Adilson Costa, presidente da CDL/Acismax, instituição promotora do evento.
A noite contou com brinde coletivo e atrativos gastronômicos que encantaram os participantes. A entrada incluiu uma variedade de frios, pães e a tradicional cuca, abrindo o apetite para o jantar que foi servido em seguida, composto por nove pratos quentes, três tipos de carnes e seis opções de pratos frios. Após o jantar, uma deliciosa seleção de sete sobremesas foi servida. Para completar a experiência, o baile contou com a participação de Taina e Tairine, junto com a família Azolini que contagiaram a todos. Para fechar a noite os presentes puderam saborear um delicioso café colonial.