A Defensoria Pública da União (DPU) está prestando assistência jurídica e extrajudicial gratuita às pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O projeto "Caravana de Direitos na Reconstrução do Estado do Rio Grande do Sul" iniciou no dia primeiro de julho e prevê a realização de 90 missões abrangendo um total de 111 municípios gaúchos.
Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto serão desenvolvidas as atividades nas cidades de Alvorada, Barra do Rio Azul, Erval Grande, Mostardas, Novo Hamburgo, Viamão, Palmares do Sul, Porto Alegre, Severiano de Almeida, São Leopoldo e Seberi.
Datas e horários
Em Severiano de Almeida, será nos dias 29/07, das 15h às 18h, e 30 e 31/07, das 9h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Alberto Sassi, nº 42, Centro.
Na Barra do Rio Azul, será nos dias 01/08, das 9h às 17h, e no dia 02/08, das 8h às 11h, no Centro de Eventos Barra do Rio Azul. As mesmas datas e horários são válidos para os atendimentos em Erval Grande, no Clube Ervalense, na Praça da Bandeira.
Serviços
Os serviços oferecidos abrangem orientações sobre direitos, assistência jurídica e extrajurídica, além da continuidade dos processos de assistência jurídica após as missões. A DPU também auxiliará no acesso a benefícios como o Auxílio Reconstrução, Saque-Calamidade do FGTS, Seguro Habitacional pela Caixa Econômica Federal (CEF), Bolsa Família e Auxílio Gás.
Até o momento, a Caravana de Direito já realizou 20 missões e 6.955 atendimentos.