Através de objetos antigos, fotos e audiovisuais, as casas de memórias são responsáveis por abrigar e contar a história de uma região e do seu povo. Nos municípios lindeiros ao reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, foram construídas casas de memória, cultura e espaços culturais, através do Programa de Preservação da Memória e do Patrimônio Histórico-Cultural e Paisagístico
O programa foi rebatizado de Arca de Noé, e buscou reforçar para a população local a importância do salvamento e sobrevivência de sua identidade, e contar para os novos moradores e visitantes como os municípios foram colonizados.
Através da relocação de memórias em um único local, chamado de Casa da Memória, foi possível reunir materiais ímpares do povo que ali viveu ou ainda vive. A implantação do Programa foi iniciada em maio de 1994, com a realização do “I Fórum sobre o Resgate da Memória e do Patrimônio Histórico Cultural da região atingida pelo reservatório da UHE Itá”, com a participação das administrações municipais, das lideranças e membros das comunidades locais, além da equipe técnica, somando cerca de 120 pessoas.