21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Quatro Irmãos comemora o Dia Nacional da Imigração Judaica

Serão atividades na Rota Judaica, passeios, música e gastronomia

teste
IMG_0798.JPG
Por Carlos Silveira
Foto Carlos Silveira

 Erechim e região do alto Uruguai estão movimentadas desde a manhã de quinta-feira, 14, com a realização a I Jornada Médica Internacional que lotou o centro Cultural 25 de Julho.

Com a comemoração do Dia Nacional da Imigração Judaica que acontece nesta sexta-feira, 15, no município de Quatro Irmãos, são dois os eventos promovidos pelo Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região.

Depois da Jornada, os olhos estarão voltados as homenagens à memória do pioneiro Hospital Israelita Leonardo Cohen, e o evento Dia Nacional da Imigração Judaica / Grande Encontro dos Judeus das Colônias, que acontece até o dia 17 em Quatro Irmãos.

 Ambos os eventos lembram a presença de judeus no Brasil desde a época do descobrimento do país pelos portugueses, e sequenciais chegadas de famílias e grupos ao longo dos séculos. Porém, de maneira formal e extensa, a maior imigração judaica simultânea ocorrida foi no início do século XX, através da chegada dos judeus do leste europeu para as colônias Philippson e Quatro Irmãos no Rio Grande do Sul, através da ICA – Associação de Colonização Judaica do casal Barão Maurice Hirsch e Baronesa Clara Hirsch.

 A iniciativa de Hirsch, preocupada com a pobreza e os pogroms que atingiam os judeus que viviam no antigo Império Russo e cercanias, deslocou milhares de famílias judias da Europa para Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina e Brasil, no Rio Grande do Sul. Atualmente, estima-se que os descendentes das colônias gaúchas configuram cerca de 50.000 pessoas, vivendo no Brasil em diversos Estados, Estados Unidos, Europa e Israel.

 Um dos eventos programados foi a I Jornada Médica Internacional, que aconteceu em homenagem à memória e história do primeiro hospital israelense do Brasil, o Leonardo Cohen, que esteve operante de 1929 a 1961 na Colônia Judaica de Quatro Irmãos, no Rio Grande do Sul criando referência de saúde na região, com médicos judeus europeus, como Dr. Otto Goldberg, veterano da I Guerra Mundial, como diretores clínicos.

 O outro evento programado e que acontece hoje, é o Grande Encontro dos Judeus das Colônias, descendentes, amigos, simpatizantes e comunidade judaica em geral, celebrando especificamente a imigração judaica. Serão atividades na Rota Judaica, passeios, música e gastronomia.  

Pioneirismo

 O Hospital Israelita Leonardo Cohen começou a ser construído em 1929, pela ICA - Jewish Colonization Association, empresa de colonização que administrava a antiga Colônia Judaica de Quatro Irmãos, uma extensa área de 93 mil hectares, que nos últimos 30 anos originou 7 municípios gaúchos.

 Foi pensado para oferecer segurança em partos, cirurgias e tratamentos de saúde, para judeus e não judeus, de forma gratuita, proporcionando atendimento com médicos europeus especialmente contratados, procedentes de países como Alemanha, Hungria, Romênia e Áustria.

 Possuía sala de parto, sala de cirurgia, sala de recuperação, área de internação e área administrativa, com equipe médica, de enfermagem, parteiras e geradores de eletricidade.

 Foi construído com supervisão de engenheiros ingleses, a partir de madeira da própria região, escolhidas e tratadas em processos de alta qualidade, que permitiu a longevidade do prédio até os dias de hoje.

 Seu diretor clínico mais duradouro foi Dr Otto Goldberg, que fez atendimento de campo na I Guerra Mundial, e deixou um legado de histórias de bravura e improviso para salvar vidas. Seu exame para licença médica no Rio Grande do Sul foi feito em latim.

 Outra personagem marcante foi Dona Francisca Mermelstein, parteira, que posteriormente fez carreira longeva em Porto Alegre, no Hospital Beneficência Portuguesa, com uma legião de famílias agradecidas, diversos médicos usando seus serviços e conhecimento, e milhares e milhares de partos realizados, em hospitais e residências. Leonardo Cohen foi Administrador da ICA, da Jewish Colonization Association, e homenageado com nome do Hospital.

 Nasceram no hospital centenas de pessoas, com a curiosidade marcante que, destas famílias da colônia judaica de Quatro Irmãos, ocorreu uma quantidade significativa de descendentes dedicados à carreira médica de maneira notória.

  • Na sexta-feira: Shabat Especial (atividade judaica semanal) nas Sinagogas de Erechim e Passo Fundo .
  • Sábado e Domingo: Grande Encontro de descendentes dos Judeus das Colônias, com passeios, música, palestras e gastronomia.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;