O verão exige um cuidado redobrado com a pele, principalmente para quem trabalha diariamente exposto ao sol. Dessa maneira, Mariano Moro fará a distribuição de protetores solares aos agricultores do município, a partir da próxima semana.
A solicitação do filtro solar deverá ser feita junto a Secretaria de Saúde por meio de cadastramento individual e encaminhamento de cópias dos seguintes documentos:
- CPF e Identidade
- Comprovante de residência
- Cartão SUS
- DAF atualizado, retirado na Emater
- Ficha de Requisição emitida no Sindicato Rural
De acordo com o farmacêutico de Mariano Moro, Daniel Schwarzbach, a solicitação de protetores solares está crescendo dia após dia. “O cadastro pode ser realizado durante o ano todo até porque são disponibilizados, após o registro, um frasco de protetor a cada 120 dias”, disse.
O município já recebeu um quantitativo de produtos da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde. “Esperamos, num primeiro momento, entregar em torno de 50 unidades. E temos a perspectiva de atingir mais de 300 protetores solares distribuídos até o final do ano”, afirmou Daniel.
A ação é feita pela assistência farmacêutica municipal, por meio da parceria entre as Secretarias de Saúde e Agricultura, e faz parte do programa “Saúde da Pele”, desenvolvido pelo governo estadual. O objetivo é viabilizar o acesso de protetores aos produtores rurais e pessoas de grupos prioritários submetidas a exposição solar, para prevenir e minimizar o risco de desenvolvimento de câncer de pele.