21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

“O Estado sou eu”!

teste
Gaby Garbin Mársico
Por Gaby Garbin Mársico - Membro da Acadêmica Erechinense de Letras
Foto Divulgação

Esta é a famosa frase dita pelo não menos famoso rei francês Luís XIV. Seu governo foi um dos mais centralizadores da monarquia francesa (anos 1643 – 1715) como bem nos mostrou sua declaração acima.

Com isso criou um grande descontentamento em alguns membros da aristocracia. E para acalmá-los ofereceu a oportunidade de morarem em seu luxuoso Palácio de Versalhes. Este rei francês – Luís XIV – foi chamado de rei-sol, pois foi o mais poderoso da história do país, consolidando a monarquia absoluta, que durou até a Revolução Francesa.

Isto posto, eis que leio numa reportagem aqui em Pindorama esta frase - “O futuro governo sou eu! ” Esta declaração foi dita pelo então eleito presidente do Brasil, o sr. Luis Inácio da Silva.

Respeitando as devidas diferenças entre um rei francês e um sindicalista e torneiro mecânico, a tentativa de centralizar o poder é igual.

Outras declarações do sr. Luis Inácio – “Quem ganhou as eleições fui eu, e eu obviamente, quero ter inserção nas decisões políticas e econômicas deste País”. “Sou o único a falar e a negociar com os políticos, com os empresários e com o mercado. ” Em outras palavras, quem manda é ele, e quer ter o poder absoluto, uma nesga perigosa e ditatorial neste tecido frágil que é a nossa democracia.

Este rei-sol tupiniquim, cultivando uma ideologia monarquista dos anos 1700, tem agradado aos partidos que o apoiaram e para que continuem com sua aprovação, oferecendo-lhes cargos no “seu” governo. Como o rei francês ofereceu morada em seu palácio.

O futuro deste novo (?) governo (ou Lula III como tem sido chamado) nos preocupa muito com suas outras declarações – “Se Zelenski (presidente da Ucrânia) não quisesse a guerra, teria negociado um pouco mais”. “Culpa o ocidente por colocar seus ‘cachorros’ da Aliança Militar (OTAN) para latir na fronteira com a Rússia”.

Enquanto a mosca azul continuar sobrevoando a nossa República, teremos pessoas que seria muito melhor para o país, se exercessem outra “profissão” que não a política.

Fonte: Revista Veja, março/2023; Enciclopédia Larousse.

Publicidade

Blog dos Colunistas

;